Linhares F. C.


Atual presidente: Adauto Menegussi
Diretor de futebol: Itajiba Marques

Endereço: Rua Estrada Velha, S/N, Três Barras- Linhares – ES, CEP: 29900-00.

Mídias Sociais:
Instagram: @linharesfc_
Facebook: https://www.facebook.com/linharesfc/

Contato:
Telefone: (27) 99984-5577
E-mail: adautomenegussi@hotmail.com, linharesfc@futebolcapixaba.com

O Linhares Futebol Clube é um time da cidade de Linhares, região Norte do Espírito Santo, fundado em 16 de agosto de 2001, pelo ex-jogador e técnico Adauto Menegussi. O clube, inicialmente, tinha uma forte ligação com as categorias de base, revelando jogadores para clubes de todo o Brasil e do exterior, pois surgiu da Escolinha de Futebol Companhia de Craque.

Vestindo um uniforme verde claro com faixas pretas na lateral, homenageando as cores da escolinha de origem, o clube disputava pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Capixaba, em 2004. No ano seguinte (2005), o Linhares mudou as cores para azul e branco, igual a bandeira de sua cidade. Neste mesmo ano, o Coruja Azul conquistava a vaga na elite do futebol capixaba, chegando a final do primeiro turno.

Em 2007, foi histórico para o time do interior do Espírito Santo. A competição que parecia perdida no primeiro turno, o Linhares Futebol Clube se recupera e vence o returno do Capixabão primeira divisão, conquistando o primeiro título a nível estadual, além da vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2007 e na Copa do Brasil de 2008.

Em 2010, o Linhares disputou a Copa Espírito Santo, realizando uma boa campanha, porém finalizou a competição nas semifinais. Em 2011 e 2014 o clube chegou às finais, levando para casa os troféus de vice-campeão. No ano de 2017, o clube foi rebaixado à segunda divisão do Estadual Capixaba sem ganhar nenhum ponto, abrindo mão de participar do Capixabão Série B de 2018.

É importante lembrar que, o Linhares Futebol Clube não possui nenhuma ligação com o extinto Linhares Esporte Clube tetracampeão capixaba na década de 90.

Mascote: Coruja Azul

UMA ESTRELA QUE NÃO PARA DE BRILHAR
EU SOU LINHARES, PODE ATÉ O MUNDO ACABAR PAIXÃO E EMOÇÃO, NO MEU CORAÇÃO, UM ETERNO CAMPEÃO

NO CAMPO LEVA À LOUCURA,
A SUA TORCIDA FIEL, MORA AQUI NO MEU PEITO,
AZUL E BRANCO, COMO A NUVEM NO CÉU

LINHARES É RAÇA, NASCEU COM UNIÃO, LINHARES ÉS A MINHA ALEGRIA,
ÉS MEU ORGULHO, UM ETERNO CAMPEÃO, LINHARES TESOURO DE UM POVO LUTADOR, LINHARES DE CONQUISTAS E DE GLÓRIAS,
ÉS NA DERROTA, NA VITORIA, O MEU AMOR

UMA ESTRELA QUE NÃO PARA DE BRILHAR
EU SOU LINHARES, PODE ATÉ O MUNDO ACABAR PAIXÃO E EMOÇÃO, NO MEU CORAÇÃO, UM ETERNO CAMPEÃO

NO CAMPO LEVA À LOUCURA,
A SUA TORCIDA FIEL, MORA AQUI NO MEU PEITO,
AZUL E BRANCO, COMO A NUVEM NO CÉU

LINHARES É RAÇA, NASCEU COM UNIÃO, LINHARES ÉS A MINHA ALEGRIA,
ÉS MEU ORGULHO, UM ETERNO CAMPEÃO, LINHARES TESOURO DE UM POVO LUTADOR, LINHARES DE CONQUISTAS E DE GLÓRIAS,
ÉS NA DERROTA, NA VITORIA, O MEU AMOR
(3x)

Campeonato Capixaba Série A (2007)
Vice-campeão Capixaba Série A (2011 e 2014)
Vice-campeão Capixaba Série B (2005)
Campeão Capixaba Sub-17 (2008)
Campeão Capixaba Sub-15 (2012 e 2014)
Campeão Capixaba Sub-17 (2008 e 2010)
Campeão Capixaba 14/15 (2011)

O Linhares Futebol Clube, idealizado em 1997 e fundado em 2001, desde o início de sua história priorizou a formação de jovens talentos para grandes clubes do Brasil ou da Europa. Jogadores como Willian Gerlem Almeida, atualmente no futebol romeno, Fabio Fiorot, jovem de 15 anos que vestiu a camisa das categorias de base do Arsenal e Cícero Bobbio, também 15 anos, atualmente no Vasco da Gama.

Pelo time profissional, os destaques foram Zé Augusto, Patrick Kesley entre outros. O primeiro é o maior artilheiro do clube, já o segundo, destaque do Estadual 2008, Zé Augusto, matador da equipe do interior do Espírito Santo, é o autêntico camisa 9. Artilheiro nato, é sinônimo de preocupação para as defesas adversárias, tanto que durante os sete anos de vida da agremiação ele é o jogador com o maior número de gols marcados, 20 no total até o começo de 2008. Sete deles foram feitos durante a Copa do Espírito Santo de 2007, quando se destacou como goleador da competição.

Fabinho Fiorot, um jovem e talentoso meio-campo, é a prova viva do ótimo trabalho das categorias de base do Linhares Futebol Clube. O jogador, apesar da curta carreira, passou pelo poderoso Arsenal da Inglaterra, ganhando experiência na categoria de base do clube inglês. Além dos Gunners, Fabinho integrou também equipes da categoria de base do Fluminense.

A lista das revelações do Linhares chegou até a interior do Leste Europeu. O futebol romeno, mais precisamente o FC Farul, conta com o atacante brasileiro Willian Gerlem Almeida. Com um faro preciso de gol, o atacante de 23 anos foi o primeiro jogador tupiniquim a integrar a equipe das terras do Conde Drácula. Antes de chegar à Romênia, o ex-atleta do Linhares defendeu o Bahia e o Estoril.

Mascote
A mascote do Linhares Futebol Clube é a coruja, pois o animal é bastante comum na cidade de Linhares. Além disso, durante a construção do Centro de Treinamento, esta ave costumava visitar as obras e até hoje é constantemente vista nos muros e até no gramado do CT.