Arbitragem capixaba tem mais cinco nomes no quadro nacional

20 de janeiro de 2026

Fotos: Henrique Montovanelli/FES 

A arbitragem capixaba iniciou o ano celebrando conquistas importantes. Mais três árbitros e duas assistentes de arbitragem passaram a integrar o quadro nacional de arbitragem, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Espírito Santo agora conta 30 nomes credenciados a trabalhar em competições nacionais: 10 árbitros, 12 assistentes, 5 analistas, 2 árbitros de vídeo (VAR) e 1 assistente de árbitro de vídeo (AVAR). Dentre eles, Davi Lacerda, que foi o árbitro que mais apitou partidas da Série A do Brasileirão no ano passado, somando 30 jogos.

Os novatos dessa lista nacional são os árbitros Igor Borges Luz e Luiz Felipe Laia, a árbitra Katieny do Espírito Santo e as assistentes Mariana Wandermurem Araújo e Daiana Pá Santos Rozario. Eles receberam o escudo da CBF em cerimônia na Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), organizada pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Espírito Santo (CEAF-ES), no dia 08 de janeiro.

“Primeiramente, é agradecer a Deus, pela oportunidade, e a Comissão, por estar me indicando. É só felicidade, sei que a responsabilidade é imensa, mas vamos estar aí cumprindo o papel dado pela CBF e pela Comissão Estadual”, comemorou o árbitro Igor, de 35 anos, morador da Serra.

“Muito feliz pela conquista. A Comissão me proporcionou esse sonho e desde então passei a acreditar, treinar e buscar, e hoje está se concretizando. Sabemos que é só o início de uma caminhada, grande responsabilidades virão as partir de hoje. E agora é se preparar para entregar o melhor trabalho possível. A preparação é diária, com treino, foco, e estar sempre se atualizando”, disse o árbitro Luiz Felipe, de 29 anos, morador de Colatina.

Katieny, Mariana e Daiana agora fazem parte do grupo de seis mulheres capixabas que integram o quadro nacional. Além delas, estão a árbitra Vanessa de Souza Guijansque, a assistente Larissa Knidel Entringer e a assistente de árbitro de vídeo (AVAR) Katiuscia Mayer Berger Mendonça.

“Foi uma surpresa para mim. Eu atuo na arbitragem há um tempo, mas na federação, na arbitragem de campo, eu estou há pouco tempo, eu sou da última turma da Esagrios (Escola de Árbitros Gabino Rios). Mas o trabalho devolve, acho que é isso que é importante. Foi indescritível receber essa notícia, chorei muito. Agora é trabalhar e se dedicar mais ainda, e conseguir representar bem o nosso Estado”, conta a árbitra Katieny, de 35, que mora em Vila Velha.

“É um sonho que eu estou realizando. A gente começa na arbitragem do Espírito Santo já almejando algo maior. Chegou a oportunidade de fazer parte do quadro nacional, que é algo que a gente sempre sonhou, com muito trabalho e dedicação, porque é uma caminhada difícil. Mas a gente conseguiu, graças a Deus”, comemorou Mariana, de 31 anos, que mora na Serra.

“Passa um filme na cabeça, é um sentimento de muita gratidão por tudo o que está acontecendo. Quero representar todas as mulheres. A arbitragem feminina tem um significado muito importante. É onde eu enfrento todas as barreiras. É onde eu me encontro e me reencontro todas as vezes nos jogos. E eu só tenho a agradecer”, disse Daiana, de 28 anos, da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha