FES finaliza pré-temporada com Arbitragem Sem Fronteiras e homologação de VAR

14 de dezembro de 2025



Fotos: Henrique Montovanelli/FES

Evento que já virou tradição no calendário da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), a pré-temporada da arbitragem teve uma programação ainda mais especial neste ano. O Estado recebeu, pela primeira vez, o projeto Arbitragem Sem Fronteiras, da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CA-CBF), além de um novo curso de homologação de árbitro de vídeo (VAR Light).

Organizada pela FES e pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Espírito Santo (CEAF-ES), a pré-temporada aconteceu entre os dias 11 e 14 de dezembro, recebendo o presidente da CA-CBF, Rodrigo Cintra, o vice-presidente da CA-CBF, Marcelo Van Gasse, o membro da CA-CBF, Fabrício Vilarinho, e o gerente VAR da CBF, Péricles Bassols, além dos instrutores da CEAF-ES.

Participaram do evento somente os 50 árbitros e assistentes aprovados em testes físicos, que foram realizados entre os dias 18 e 20 deste mês. Desse total, 23 novos árbitros e assistentes foram habilitados para a função de árbitro de vídeo, com a ferramenta do VAR Light. Os outros 27 já estavam habilitados.

As atividades aconteceram no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na Prainha, em Vila Velha.

“Foi o primeiro Arbitragem Sem Fronteiras na região Sudeste, então o Espírito Santo foi pioneiro na região Sudeste. E aproveitamos esse momento também para estar homologando novos árbitros para o nosso quadro de arbitragem. Temos um efetivo bastante variado para estar atendendo as competições locais durante todo o calendário de 2026”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira, que agradeceu ao presidente da CBF, Samir Xaud, ao presidente da CA-CBF, Rodrigo Cintra, e ao Exército Brasileiro.

Presidente da CEAF-ES, Marcos André Gomes também fez um balanço positivo do evento: “Recebê-los aqui (membros da CA-CBF) traz um ganho muito grande para a nossa arbitragem. Eles vieram conhecer, in loco, todo o trabalho desenvolvido pela arbitragem capixaba, tudo o que a gente tem produzido ao longo do ano, e aproveitando esses quatro dias conosco da pré-temporada e da homologação do VAR, além da Arbitragem Sem Fronteiras. A gente totaliza agora 55 árbitros do Estado completamente homologados para atuarem na ferramenta VAR”.

A Arbitragem Sem Fronteiras visa aprimorar a formação de árbitros em todo o país, buscando padronizar a qualidade técnica, física, mental e social dos árbitros e assistentes. O projeto passou por outros nove estados, antes de chegar ao Espírito Santo.

“Primeiro é uma constatação dos árbitros que nós já conhecemos do quadro nacional, é fundamental essa visita porque nós conseguimos checar, in loco, tanto esses quanto os novos, que são uns dos grandes objetivos que nós temos na Arbitragem Sem Fronteiras porque sai de uma planilha fria e nós passamos a ver aqui. E ao mesmo tempo em que vemos, nós podemos instruí-los melhor para, na sequência, designá-los melhor também. Nós podemos indicar para que a própria comissão estadual que tenha uma atenção mais específica em cada um deles porque, no próximo ano, nós teremos a Arbitragem Sem Fronteiras trazendo um quadro de jovens da CBF para trabalhar nas categorias de base de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil”, explica o presidente da CA-CBF, Rodrigo Cintra.

Copa VAR

lAssim como no ano passado, o evento também contou com um campeonato de futebol de categorias de base, para que os árbitros e assistentes pudessem praticar o que foi ensinado pelos instrutores, durante o curso de homologação do VAR.

A Copa VAR 2025 foi um torneio Sub-20 disputado por pontos corridos, com as participações de Rio Branco SAF, Porto Vitória, Forte e Vilavelhense. Os quatro clubes também utilizaram os jogos como preparação para a próxima temporada.

Na 1ª rodada, o Rio Branco SAF venceu o Vilavelhense, por 4 a 1, e o Forte superou o Porto Vitória, por 3 a 1. Na 2ª rodada, o Rio Branco SAF goleou o Porto Vitória, por 9 a 0, e o Forte venceu o Vilavelhense, por 2 a 0. Na 3ª e última rodada, disputada no sábado (13), o Vilavelhense superou o Porto Vitória, por 2 a 0, e Rio Branco SAF e Forte empataram em 1 a 1, em um confronto direto pelo título.

Com o resultado, o Rio Branco SAF foi campeão pelo saldo de gols (12 contra 4), empatado em número de pontos (7) com o segundo colocado Forte. Os dois clubes vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem.


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha