FES constrói novas cabines de transmissão em quatro estádios
Fotos: Arquivo FES
Os investimos da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) na infraestrutura dos estádios capixabas continuam. Depois de melhorar os sistemas de iluminação de cinco praças esportivas, a entidade agora vem construindo novas cabines de transmissão em quatro estádios particulares constantemente usados na Série A do Capixabão e em competições nacionais: Engenheiro Araripe (da Desportiva Ferroviária, em Cariacica), Salvador Costa (do Vitória, na capital), Olímpio Perim (do Rio Branco FC, em Venda Nova do Imigrante) e José Olímpio da Rocha (do Real Noroeste, em Águia Branca).
Cada estádio receberá uma nova cabine, que é direcionada para os profissionais da emissora detentora dos direitos de transmissão dos jogos (TVE Espírito Santo). Tudo foi pensado para que as câmeras tenham um melhor posicionamento nos estádios, melhorando assim a qualidade das transmissões e das imagens usadas na análise do árbitro de vídeo (VAR). Além disso, os espaços vão trazer melhores condições de trabalho aos profissionais da imprensa.
“O principal objetivo da Federação neste projeto é melhorar a qualidade das transmissões dos nossos campeonatos e a qualidade da captação de imagens para o VAR. É uma ação que está sendo realizada em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira, que também explica quais foram os critérios adotados para a escolha dos estádios.
“São estádios de clubes, estádios particulares, que serão utilizados em competições nacionais e na nossa Série A do Campeonato Capixaba. Então esse foi o primeiro critério, nessa primeira etapa do projeto. Vamos tentar viabilizar mais recursos para tentar dar continuidade em outras praças, posteriormente”, concluiu Gustavo.
A nova cabine de transmissão do Engenheiro Araripe já está concluída e vem sendo usada nos jogos deste Capixabão, instalada no alto da arquibancada próxima à Segunda Ponte e ao Colégio Eliezer Batista. No local, também foi construído um banheiro. As obras nos outros estádios serão iniciadas após o Capixabão e finalizadas até o final de maio.
“A reforma e adequação das cabines de transmissão de alguns estádios são de estrema importância porque possibilita fazer uma transmissão de melhor qualidade, com padrão melhor, e também traz melhor condição de trabalho para os profissionais. Isso valoriza o futebol, valoriza o produto da transmissão, e é sem dúvida mais uma estratégia para modernizar o futebol capixaba que vem nesse processo de crescente nos últimos anos com o Gustavo Vieira a frente da federação”, afiram o diretor geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini.
Clubes agradecem pelas melhorias
Carlos Farias, presidente da Desportiva Ferroviária: “Foi de fundamental importância para nós a construção dessa cabine. Já era um sonho antigo e difícil de realizar, pelo investimento. Então a gente aproveita para agradecer a Federação. Permite realmente uma transmissão melhor, com mais segurança, mais conforto para quem trabalha e proporciona a todos ver a linda festa feita pela torcida na arquibancada”.
José Augusto Mattos, presidente do Vitória FC: “Em nome do Vitória FC, quero agradecer a FES, que mais uma vez investe no patrimônio do Vitória FC, o estádio Salvador Venâncio da Costa, nos proporcionando instalar a cabine de TV do outro lado, que vai possibilitar que as imagens captem a festa da nossa torcida em dias de jogos. É mais um investimento que a FES nos proporciona e quero agradecer essa parceria”.
Breno Caliman, presidente do Rio Branco FC: “Em nome do Rio Branco FC, eu gostaria de agradecer a federação capixaba, junto ao presidente Gustavo, pela ajuda e pelo investimento na melhor estruturação da cabine de transmissão do Olimpio Perim. Nós passamos por um processo de muitas reformas no estádio e também estava no nosso planejamento a reforma dessa cabine de imprensa, haja vista que a gente via necessidade de dar uma melhor estrutura para a imprensa, que é quem cobre o futebol capixaba, e é através dela que a gente consegue ampliar mais ainda o sucesso do futebol capixaba”.
Flaris Olimpio da Rocha, presidente do Real Noroeste: “Essa obra é uma obra que a gente já vem há algum tempo para concretizar, para que pudesse abrigar melhor as transmissões. Graças a Deus, neste ano a gente pode concluir essa obra, que acredito que vai ajudar o clube e todos no futebol. Agradeço à TVE, que vem transmitindo todos os jogos, que vem nos ajudando muito nesse trabalho no futebol capixaba. Agora é ir para cima nesse campeonato nacional (Série D do Brasileiro) e fazer um bom uso dela”.











