Estaduais Sub-15 e Sub-17: FES e clubes realizam a primeira reunião do Conselho Arbitral

19 de fevereiro de 2026

Foto: Henrique Montovanelli/FES
A primeira reunião do Conselho Arbitral d
os Campeonatos Capixabas Sub-15 e Sub-17 2026 foi realizada na tarde desta quinta-feira (19), levantando as primeiras informações sobre as disputas. Com patrocínio da KubitCafé, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), as competições acontecem simultaneamente, a partir do dia 21 de março, valendo títulos estaduais e uma vaga para a Copa do Brasil Sub-17.

Além da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), 19 clubes participaram da reunião: Audax São Mateus, Caxias, CTE Colatina, DesportivaFerroviária, Doze FC, Estrela do Norte, Forte, GEL, Ibiraçu, Linhares FC, Nova Venécia, Pinheiros, Porto Vitória, PSC, Rio Branco SAF, RP Academy, Serra, Vilavelhense e Vitória. Esses e outros times interessados, entretanto, precisam confirmar participação até 27 de fevereiro (sexta-feira), por meio de Termo de Compromisso.

A inscrição é válida para os dois campeonatos, não sendo possível participar de apenas um deles. A princípio, apenas clubes profissionais poderiam disputar os Estaduais Sub-15 e Sub-17 deste ano, mas essas agremiações aprovaram, de maneira unânime, as possíveis participações de PSC e RP Academy, que são clubes amadores. Entretanto, caso PSC ou RP Academy conquiste o título, a vaga para a Copa do Brasil Sub-17 vai para o clube profissional mais bem colocado no Estadual Sub-17 (vice-campeão ou terceiro lugar).

A fórmula de disputa será definida na próxima reunião do Conselho Arbitral, marcada para 03 de março. Depois disso, a FES publica a tabela e o regulamento até 10 de março.

Os Estaduais Sub-15 e Sub-17 deste ano têm o patrocínio da Kubit Café, por meio de projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIEC). Kubit Café é uma empresa do município de Águia Branca, especialista em exportação e importação de café, pimenta do reino e cacau. Com o valor deste patrocínio, além de recursos próprios, a FES vai arcar com o pagamento da arbitragem em todos os jogos e distribuir bolas, redes e coletes para os clubes. Todas as partidas têm entrada gratuita.

No ano passado, o Porto Vitória levantou as taças dos dois campeonatos. O clube alviverde conquistou seu nono título no Estadual Sub-17, superando a Desportiva na final (4 a 1), e seu sexto título no Estadual Sub-15, vencendo o Doze na decisão (2 a 0).


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha