Copa ES 2026 começa em abril, com 9 times na disputa

Fotos: Ana Mayka dos Santos
A segunda reunião do Conselho Arbitral da Copa Espírito Santo aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), na sede da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), em Vitória, definindo a fórmula de disputa do campeonato, que começa no dia 11 de abril. A tabela também foi sorteada, determinando os confrontos da primeira fase.
Nove times tentam o título da Copa ES em 2026, além das vagas para os torneios nacionais de 2027: Audax São Mateus, Capixaba SC, Porto Vitória, Rio Branco FC, Rio Branco SAF, SC Brasil Capixaba, Serra, Vilavelhense e Vitória. O Linhares FC, que chegou a se inscrever no campeonato, acabou desistindo dentro do prazo legal.
Após votação, os clubes aprovaram a fórmula de disputa sugerida pela FES. Na primeira fase, todas as nove equipes se enfrentam em turno único e as quatro melhores avançam às semifinais.
As semifinais serão decididas em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida para o time mais bem colocado na primeira fase. Em caso de empate na soma dos placares, a disputa vai para os pênaltis.
Já a final acontece em jogo único, previsto para 27 de junho, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.
O campeão da Copa ES 2026 se classifica para a Série D do Brasileiro 2027, e o vice-campeão fica com a vaga para a Copa Centro-Oeste/Copa Verde ou Copa Sudeste do ano que vem (a FES aguarda definição da CBF sobre qual torneio regional o Espírito Santo irá disputar em 2027).
O sorteio da tabela colocou os seguintes confrontos na 1ª rodada: Capixaba SC x Vilavelhense; Audax São Mateus x Rio Branco SAF; SC Brasil Capixaba x Rio Branco FC; e Serra x Porto Vitória. Atual campeão da competição, o Vitória folga na rodada inicial e faz sua estreia apenas na 2ª rodada, recebendo o SC Brasil Capixaba, no Salvador Costa.
A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES até a próxima quinta-feira (26). O campeonato tem transmissão da TVE Espírito Santo, a emissora pública dos capixabas.
Outras questões também foram definidas durante o Conselho Arbitral. Sobre a capacidade de público dos estádios, a FES informou que são necessários 1 mil lugares para a primeira fase e 2 mil lugares para a segunda fase. E sobre a escalação de atletas, o regulamento permitirá que cada clube relacione até 8 jogadores amadores (até 20 anos) por partida.
A FES também comunicou que, em virtude do calendário, a Copa ES não pode parar durante as competições nacionais. Por isso, os clubes estão cientes de que, em caso de coincidência de datas com torneios nacionais e se não for possível a alteração dos jogos da Copa ES, talvez precisem escalar times alternativos.
Tabela Básica da Copa ES 2026
1ª Rodada (11/04)
– Capixaba SC x Vilavelhense
– Audax São Mateus x Rio Branco SAF
– SC Brasil Capixaba x Rio Branco FC
– Serra x Porto Vitória
2ª Rodada (18/04)
– Rio Branco SAF x Vilavelhense
– Vitória x SC Brasil Capixaba
– Porto Vitória x Audax São Mateus
– Rio Branco FC x Serra
3ª Rodada (25/04)
– Capixaba SC x Rio Branco SAF
– Vilavelhense x Porto Vitória
– Vitória x Serra
– Audax São Mateus x Rio Branco FC
4ª Rodada (02/05)
– SC Brasil Capixaba x Capixaba SC
– Porto Vitória x Rio Branco SAF
– Rio Branco FC x Vilavelhense
– Vitória x Audax São Mateus
5ª Rodada (09/05)
– Capixaba SC x Porto Vitória
– Serra x SC Brasil Capixaba
– Rio Branco SAF x Rio Branco FC
– Vilavelhense x Vitória
6ª Rodada (16/05)
– Serra x Capixaba SC
– Rio Branco FC x Porto Vitória
– SC Brasil Capixaba x Audax São Mateus
– Rio Branco SAF x Vitória
7ª Rodada (23/05)
– Rio Branco FC x Capixaba SC
– Audax São Mateus x Serra
– Porto Vitória x Vitória
– Vilavelhense x SC Brasil Capixaba
8ª Rodada (30/05)
– Audax São Mateus x Capixaba SC
– Vitória x Rio Branco FC
– Serra x Vilavelhense
– SC Brasil Capixaba x Rio Branco SAF
9ª Rodada (06/06)
– Capixaba SC x Vitória
– Vilavelhense x Audax São Mateus
– Rio Branco SAF x Serra
– Porto Vitória x SC Brasil Capixaba











