Capixabão Sub-20 começa em 21 de fevereiro, com 9 clubes na disputa

Foto: Divulgação/FES
A segunda reunião do Conselho Arbitral do Capixabão Sub-20 aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), definindo as últimas questões sobre a disputa. A competição deste ano tem o patrocínio da Kubit Café, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), e a participação de nove clubes: CTE Colatina, Forte, Pinheiros, Porto Vitória, Rio Branco SAF, SC Brasil Capixaba, Tupy, Vilavelhense e Vitória.
A primeira decisão importante na reunião foi a alteração da data de início do campeonato, que anteriormente estava previsto para 07 de fevereiro, mas foi marcado para 21 de fevereiro, a pedido da maioria dos clubes. Com a nova data, a previsão é que as finais aconteçam até 30 de maio.
As equipes também votaram pela fórmula de disputa, aprovando o modelo sugerido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Na primeira fase, todos os nove times se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam às quartas de final. Todas as fases do mata-mata (quartas de final, semifinais e finais) serão disputadas em jogos de ida e volta. O regulamento, entretanto, prevê que o título poderá ser definido em jogo único, em caso de acordo entre os times finalistas.
O campeão capixaba sub-20 se classifica para a Copa do Brasil Sub-20 de 2027. E os dois times finalistas garantem vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem.
O Estadual Sub-20 2026 será realizado através do projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIEC), por meio do patrocínio da Kubit Café, empresa do município de Águia Branca, especialista em exportação e importação de café, pimenta do reino e cacau. Com o valor deste patrocínio, além de recursos próprios, a FES vai arcar com o pagamento da arbitragem em todos os jogos, e distribuir bolas e coletes para os clubes
No ano passado, o campeonato terminou com título do Rio Branco SAF, que goleou o Forte na final, por 5 a 0, no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.











