Com recursos da CBF captados pela FES, cinco estádios recebem melhorias e dobram a capacidade na iluminação

22 de agosto de 2025

Fotos: Arquivo FES

Pensando na qualidade dos jogos noturnos no futebol capixaba, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) está concluindo uma série de obras de melhorias dos sistemas de iluminação de cinco estádios. O investimento é de R$ 800 mil, com recursos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foram captados pela FES.

Trata-se do Programa de Iluminação Nos Estádios Capixabas (PIEC), que foi contemplado pelo programa Palcos do Futebol, do projeto CBF Transforma. Os trabalhos, que começaram em 16 de julho, já foram finalizados em quatro estádios: Salvador Costa, em Vitória, Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante, e José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. E neste momento, a empresa responsável trabalha no Engenheiro Araripe, em Cariacica, com previsão de término ainda em Agosto.

Esses estádios tinham capacidade luminotécnica média de 100 Lumens, conforme constatado pelas vistorias realizadas em outubro de 2024, por uma empresa contratada pela FES. Com as reformas atuais, a iluminação média desses estádios está, pelo menos, dobrando, atingindo de 200 a 250 Lumens. Trocas de lâmpadas, instalações de novos refletores, reposicionamento de refletores já instalados e adequações dos sistemas elétricos são algumas das atividades realizadas.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, explica como foi o trabalho para conseguir os recursos e o processo de escolha das praças esportivas: “A CBF lançou um edital através de um fundo denominado CBF Palcos, no qual poderia apresentar projetos de melhorias nos estádios. Então, desenvolvemos um projeto no qual nosso principal objetivo era a melhoria na iluminação dos estádios da nossa Série A. Isso é uma regra de aplicação de recursos por parte da CBF, de tentar projetos para estádios de Série A dos Estaduais e que, porventura, pudessem também ser utilizados em competições nacionais. E os estádios também deveriam ser particulares, não públicos. Por isso escolhemos esses cinco estádios, que são dos nossos filiados, estádios particulares, que necessitavam de fato de uma melhoria nos sistemas elétricos e de iluminação, para atender melhor nossos campeonatos. Focamos também nos estádios que já tinham sistemas de iluminação”.

Segundo Gustavo, o Sumaré, que pertence ao Estrela do Norte, clube que está na Série B do Capixabão neste ano, foi beneficiado por ter estrutura e capacidade de público compatível com competições nacionais e fases finais de campeonatos. Por isso, é uma importante opção de praça esportiva no Estado para esses jogos. Em 2025, por exemplo, o estádio recebeu três partidas da Série D do Brasileiro, dos dois representantes capixabas na competição nacional (Porto Vitória e Rio Branco AC SAF).

“Previamente a essa implementação de melhorias, no final de 2024, a gente pagou um consultor técnico que fez vistorias para checar a capacidade de Lumens, de potência de cada sistema de iluminação. E a gente estabeleceu uma meta, para 2026. Tinham estádios que estavam batendo 40, 50 e 70 Lumens, e a gente praticamente triplicou a capacidade de iluminação de alguns estádios, em outros dobrou, então foi uma melhora bem significativa proporcionada pela federação, que vai gerar melhor qualidade de jogo para os atletas, para as transmissões e para a própria arbitragem, além de melhorar a visualização por parte da torcida. Então, é um projeto importante para atender os filiados e melhorar a qualidade do principal produto, que é o Capixabão Série A”, completou Gustavo.

O que dizem os clubes

Os clubes detentores desses estádios já notaram a diferença com a nova iluminação. Eles também elogiaram a iniciativa da FES de buscar esses recursos da CBF, para realizar as melhorias.

José Augusto Matos, presidente do Vitória, sobre o Salvador Costa: “Achei fantástica essa ajuda que a federação proporcionou ao Vitória, com a melhoria na iluminação do estádio. Foram colocadas 21 novas lâmpadas no total, trocando de alguns refletores que já existiam e colocando novos refletores. E melhorou bastante a qualidade das lâmpadas, a visão do campo. Isso vai dar uma melhora muito grande para a torcida, para os jogadores, para a arbitragem e para a imprensa. Vai ter uma melhoria na qualidade do evento”.

Breno Caliman, presidente do Rio Branco FC, sobre o Olímpio Perim: “Certamente, tudo o que vem para fortalecer o clube é de grande valia. A iluminação quase que dobrou a sua capacidade. Nós já tínhamos uma boa iluminação e agora ela melhora ainda mais e isso fortalece o espetáculo. Havíamos feito a substituição completa das quatro torres por lâmpadas de led, tínhamos 48 lâmpadas de LED de 500 watts, e agora a FES colocou mais 20 nos pontos que eram mais críticos (atrás dos gols e na lateral oposta da arquibancada). Achei isso muito importante para o clube, penso que a FES tem um peso maior na CBF do que os clubes e que esse é o caminho inicial. Precisamos pensar nos gramados também, que é outro ponto a ser melhorado, e o Gustavo tem sido muito parceiro dos clubes nessas melhorias”.

Anderson Grasselli, presidente do Estrela, sobre o Sumaré: “A reforma da iluminação no Sumaré já trouxe uma melhora significativa. Foram trocadas 24 unidades de LED, o que deixou o estádio mais moderno, seguro e em melhores condições para jogos noturnos. Claro que ainda pode ficar ainda melhor, pois restam mais 24 unidades para chegarmos aos 100%, mas já é um avanço importante. Quanto à atitude da federação em buscar esse recurso, considero extremamente positiva. É uma demonstração de compromisso com o futebol capixaba, investindo em melhorias estruturais que fazem diferença para atletas, torcedores e para a visibilidade das competições”.

Flaris Olímpio da Rocha, presidente do Real Noroeste, sobre o José Olímpio da Rocha: “Melhorou razoavelmente bem, com certeza. Do meio do campo para frente, olhando para o lado sul do campo, ficou uma coisa boa, quase 100%. Ficou bom. Para quem for trabalhar no jogo ou assistir, faz diferença, com certeza. E a federação buscar esse recurso é importantíssimo, porque ajuda também o clube, que tinha que gastar esse dinheiro para isso”.

Carlos Farias, presidente da Desportiva Ferroviária, sobre o Engenheiro Araripe: “Apenas com metade do serviço concluído já se observa uma grande melhora na iluminação. Isso é muito importante. Sempre tivemos uma iluminação muito boa no Araripe e agora vai ficar ainda melhor. E estava precisando mesmo desse reforço, pois tínhamos 12 lâmpadas sem funcionar. Eles vão colocar quatro lâmpadas de LED em cada poste e essas lâmpadas estarão mais baixas, para ter uma eficácia maior. Realmente é um grande apoio da federação”.

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha