Primeira reunião sobre os Campeonatos Capixabas Sub-11 e Sub-13 aconteceu nesta quarta (07). Confira as informações!
A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) realizou, nesta quarta-feira (07), a primeira reunião do Conselho Arbitral sobre os Campeonatos Capixabas Sub-11 e Sub-13. Representantes de Aster Brasil, Caxias, Desportiva Ferroviária, Doze, Porto Vitória, Rio Branco FC, Vilavelhense e Vitória participaram da reunião, onde o diretor-executivo da FES, Raphael Penitente, transmitiu as primeiras informações sobre as disputas.
Esses e outros clubes interessados têm até a próxima terça-feira (13) para confirmarem a participação nos dois campeonatos (não é possível disputar apenas um). A confirmação será por meio de termo de compromisso, documento no qual o clube também deve informar o estádio onde pretende mandar seus jogos, assim como dias e horários de preferência. As partidas, porém, precisam acontecer aos finais de semana, salvo acordo entre as equipes.
A previsão é que o Capixabão Sub-11 e o Capixabão Sub-13 comecem no dia 07 de junho, com a tabela e o regulamento sendo publicados no dia 20 de maio. A FES vai arcar novamente com as despesas de taxas de arbitragem e distribuir bolas para treinos e jogos. Subsídio material ao qual a entidade considera importante para dar suporte às equipes. Uma nova reunião do Conselho Arbitral está marcada para o próximo dia 15 (quinta-feira), para definição da fórmula de disputa, além de outras questões.
Organizados pela FES, os Estaduais Sub-11 e Sub-13 entraram de vez no calendário do futebol capixaba em 2022, quando voltaram a acontecer após um longo hiato. O retorno se deu pela vontade da FES e dos clubes de fomentar essas duas categorias de base.
Antes disso, o Estadual Sub-11 só tinha acontecido uma vez, em 2010, quando a Desportiva foi campeã. E o Estadual Sub-13 já tinha três edições, realizadas em 2009, com título da AERT, em 2010, com título do 138 Unidos da Vale, e 2012, que terminou com o EC Capixaba sendo campeão. Nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), o Porto Vitória conseguiu o feito de ser campeão dos dois campeonatos.