Capixabão Feminino tem fórmula de disputa definida e tabela sorteada. Confira!

Imagens: Ana Mayka dos Santos / FES
O Campeonato Capixaba Feminino já tem fórmula de disputa definida, tabela sorteada e data para começar. A segunda reunião do Conselho Arbitral sobre a principal competição do futebol feminino do Espírito Santo aconteceu na tarde desta sexta-feira (30), na sede da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
Oito times entram para a disputa do título neste ano: CA Capixaba, FC Estadual, Harpia, MDE, Prosperidade, São Geraldo, Serra e Vila Nova. A competição começa no dia 28 de junho, a pedido dos clubes, e termina até 07 de setembro.
Todos os oito times se enfrentam em turno único, na primeira fase, e os quatro melhores avançam às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. As finais também acontecem em jogos de ida e volta, mas o regulamento permitirá que a decisão seja em jogo único, caso os clubes finalistas assim quiserem.
Quem conquistar o título se classifica para duas competições nacionais do ano que vem: a Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e a Copa do Brasil Feminina.
O regulamento deste ano terá uma mudança sobre W.O., que foi discutida entre os clubes. Caso o W.O. não seja justificado devidamente, até o segundo dia útil após o jogo, o clube será eliminado da competição e sofrerá uma suspensão de 1 ano de todos os campeonatos femininos.
Os clubes também estão cientes de que, a partir deste ano, todas as atletas que vão disputar o Estadual Feminino precisam ser registradas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. A FES também informou que vai arcar, novamente, com as taxas de arbitragem de todos os jogos.
A tabela básica da competição também foi sorteada na reunião e colocou os seguintes confrontos na primeira rodada: Serra contra EC São Geraldo, Harpia FC contra Prosperidade, Vila Nova contra FC Estadual, e CA Capixaba contra MDE. Confira a tabela completa no final desta matéria. A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES na próxima semana. Todas as partidas do Estadual Feminino têm entrada gratuita.
Após a reunião, os clubes se mostraram satisfeitos com os pontos discutidos e com a mudança na fórmula de disputa, que será parecida com o campeonato de 2023 e diferente da edição do ano passado, quando as oito equipes foram divididas em dois grupos.
“Foi positivo o arbitral, todo mundo comprou a mesma ideia e vai voltar a ser todos contra todos. A expectativa é a melhor, a gente está trabalhando desde janeiro e espera fazer uma excelente competição”, disse Thyago Torrezani, presidente do FC Estadual.
“Nossas expectativas são positivas para essa competição, ainda mais que a gente vai jogar um formato diferente dos anos anteriores. A classificação vai ser mais justa e vai oportunizar mais os jogos e a competitividade entre as equipes”, analisa Jéssica Naponuceno, presidente do Harpia FC.
Capixabão Feminino – Tabela Básica da 1ª Fase (sujeita a alterações)
1ª Rodada (28/06)
– Serra x EC São Geraldo
– Harpia FC x Prosperidade
– Vila Nova x FC Estadual
– CA Capixaba x MDE
2ª Rodada (05/07)
– Harpia x Serra
– FC Estadual x EC São Geraldo
– Prosperidade x CA Capixaba
– MDE x Vila Nova
3ª Rodada (12/07)
– Serra x FC Estadual
– CA Capixaba x Harpia FC
– EC São Geraldo x MDE
– Vila Nova x Prosperidade
4ª Rodada (19/07)
– CA Capixaba x Serra
– MDE x FC Estadual
– Harpia x Vila Nova
– Prosperidade x EC São Geraldo
5ª Rodada (26/07)
– Serra x MDE
– Vila Nova x CA Capixaba
– FC Estadual x Prosperidade
– EC São Geraldo x Harpia FC
6ª Rodada (02/08)
– Vila Nova x Serra
– Prosperidade x MDE
– CA Capixaba x EC São Geraldo
– Harpia FC x FC Estadual
7ª Rodada (09/08)
– Serra x Prosperidade
– EC São Geraldo x Vila Nova
– MDE x Harpia
– FC Estadual x CA Capixaba
Semifinais (16/08 e 23/08)
Finais (30/08 e 07/09)











