FES e clubes realizam primeira reunião do Conselho Arbitral sobre o Capixabão Série B 2025

10 de abril de 2025

A formatação do Capixabão Série B 2025 começou a ser debatida na tarde desta quinta-feira (10), na primeira reunião do Conselho Arbitral sobre a disputa, que vale duas vagas para a primeira divisão estadual do ano que vem. A reunião com os clubes interessados aconteceu de forma antecipada e virtual, promovida pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

Castelo, Estrela do Norte, GEL, Serra, Pinheiros e SC Brasil Capixaba participaram da reunião. Ordem e Progresso FC também esteve presente, representado por Júlio César Nogueira e pelo Secretário de Esportes de Bom Jesus do Norte, Camilo Coelho, mas o clube ainda está em processo de regularização na FES, para voltar às suas atividades profissionais.

No momento, apenas Linhares FC, GEL, Serra, Forte FC e SC Brasil Capixaba estão confirmados no Capixabão Série B 2025, em virtude de suas participações na Copa ES ou no Estadual Sub-20 deste ano. As demais equipes têm até o dia 22 de maio para entrarem oficialmente na disputa, por meio de termo de compromisso, documento pelo qual também terão que indicar o estádio onde irão mandar seus jogos, com todos os laudos necessários.

O Capixabão Série B tem início programado para o dia 09 de agosto e sua fórmula de disputa será definida na próxima reunião do Conselho Arbitral, que acontecerá na primeira semana de junho. Depois disso, a tabela e o regulamento serão publicados no site da FES, até 26 de junho.

Mas ao contrário do campeonato do ano passado, a disputa deste ano não terá restrições quanto à utilização de atletas com idade acima de 23 anos. Na reunião desta quinta-feira (10), após sugestão da FES, os times já votaram de maneira unânime contra essa norma que existiu no regulamento anterior.

“Se planejam para a bola rolar no dia 09 de agosto, com estádios de pelo menos mil lugares, na primeira fase, e no mínimo 2 mil lugares, na segunda fase. E também suas contratações, sendo aberta para qualquer idade. A Série B do Campeonato Capixaba é muito importante e a gente vai apoiar integralmente a competição. Vamos custear arbitragem, vai ter patrocínio, vai ter transmissão da TVE e apoio total da Federação”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Gustavo também informou que a entidade vai viabilizar a utilização do árbitro de vídeo (VAR Light) a partir das semifinais da competição. Além disso, o diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, que estava na reunião, confirmou que a TVE se planeja para transmitir um jogo por rodada, na primeira fase, e todos os jogos a partir das semifinais.

Os presidentes do Estrela do Norte, Anderson Grasseli, e do Castelo, Leonardo Valle, agradeceram o planejamento antecipado sobre o campeonato.

“Muito bom esse primeiro arbitral ter sido antecipado, para a gente se organizar, não só financeiramente, mas para ter um norte de como será a competição. Eu apoio um campeonato sem limitações de idade, fica muito melhor para contratações. Agora, a gente vai ter quase dois meses para se organizar e confirmar presença”, disse o Anderson.

 


Próximos jogos

Copa ES - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES - Quartas de Final
Robertão, Serra

Estadual Sub 11
Campo do Itaquari, Cariacica

Estadual Sub 11
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Campo do Itaquari, Cariacica

Copa ES - Quartas de Final
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Feminino
Campo do Manoel Plaza, Serra