Curso VAR Espírito Santo começa nesta quinta (12) e vai até terça (17), com atividades no 38º BI
Foto: Henrique Montovanelli/FES
Com o objetivo de expandir ainda mais o uso do VARLight (sistema de árbitro de vídeo) em 2025, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) através de sua Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF-ES) realizam o primeiro Curso de Homologação VAR Espírito Santo. As atividades começaram nesta quinta-feira (12) e vão até a próxima terça-feira (17), no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Vila Velha.
É um curso completo, que busca formar 16 árbitros para a função de VAR e 16 árbitros para a função de AVAR (assistente de árbitro de vídeo). Para isso, a programação inclui aulas teóricas e práticas, ministradas por Péricles Bassols, instrutor FIFA e gerente técnico de VAR da CBF, e por Marcos André Gomes, instrutor FIFA, instrutor de VAR da CBF e presidente da CEAF-ES, e dois campeonatos: Copa VAR Sub-15 e Copa VAR Sub-17, que acontecem entre sexta (13) a terça-feira (17).
Com os jogos, os alunos vão praticar o uso da ferramenta de árbitro de vídeo, enquanto os times se preparam para a próxima temporada. Também haverá uma transmissão teste da TVE, no sábado (14). Caxias EC, Doze FC, Porto Vitória, Vilavelhense e Vitória estão nas duas competições, que valem taça e serão disputadas por pontos corridos, em turno único, totalizando 20 partidas (10 em cada categoria).
“É um curso para o desenvolvimento de uma função para esse grupo de árbitros, uma capacitação para eles, que realmente vai dar à carreira deles um outro patamar. Essa homologação deve elevar o nível desses profissionais e trazer um pouco mais de legitimidade e credibilidade para os campeonatos”, explica Péricles.
“São mais de 350 pessoas envolvidas direta ou indiretamente nesse evento, com investimentos da FES acima de R$ 400 mil. A federação fez, nos últimos tempos, o maior investimento na arbitragem, trazendo essa ferramenta importante para o Campeonato Capixaba 2025. E estamos trabalhando árbitros e assistentes de VAR para que possam atuar já no próximo campeonato estadual”, completa Marcos André.
O sistema de árbitro de vídeo foi usado pela primeira vez no Estado em 2022, na final da Copa Espírito Santo daquele ano, e voltou em 2023, na final da mesma competição.
Em 2024, a FES passou a utilizar o VAR Light. Essa versão do sistema de árbitro de vídeo é mais acessível, por poder trabalhar com menos câmeras, por não ter um operador (o próprio árbitro faz a função na cabine) e por não contar com o software de linha de impedimento. Entretanto, mesmo sem esse software, a ferramenta pode entrar em cena em lances de impedimento claros, em que não haja a necessidade de linhas de impedimento para sanar dúvidas, além de em todos os outros lances do protocolo VAR. Essa versão também é mais versátil, adequando-se a outros estádios do futebol capixaba, enquanto apenas o Kleber Andrade comporta a versão completa do sistema.
Com isso, a FES conseguiu ampliar, já em 2024, o uso dessa tecnologia, que entrou em ação já nas semifinais do Capixabão Superbet, além das finais dessa competição e da Copa ES Sicoob, totalizando sete partidas. E em 2025, mais jogos serão beneficiados com o VAR Light, cujo equipamento é alugado pela entidade. A previsão é de que, desde a primeira fase do Capixabão, pelo menos uma partida por rodada tenha essa ferramenta. Os jogos serão escolhidos pela CEAF-ES.
“Já ampliamos os investimentos neste ano em novos campeonatos, fechando a temporada 2024 com 15 competições e 640 jogos realizados. O calendário foi muito cheio, com pelo menos duas competições para cada categoria, além de dois campeonatos femininos. E para o próximo ano estamos fazendo esse investimento alto na tecnologia do VAR Light e na homologação de novos árbitros, para trazer ainda mais segurança para nossas competições”, lembra e explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.