Guia do Capixabão Série B Sicoob! Luta pelo acesso começa neste sábado (07)

6 de setembro de 2024

Dez clubes em busca do tão sonhado acesso à primeira divisão do futebol capixaba. A briga promete ser acirrada no Capixabão Série B Sicoob, que começa com quatro jogos neste fim de semana. Com informações passadas pelos próprios clubes, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) preparou um Guia sobre a competição, que você confere logo abaixo.

A 1ª rodada da Chave Centro-Norte tem os confrontos entre Vilavelhense e São Mateus, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e entre Linhares FC e Pinheiros, no Virgílio Grassi, em Rio Bananal, ambos no sábado (07), às 15h.

No mesmo dia e horário, SC Brasil Capixaba e GEL medem forças no Gil Bernardes, em Vila Velha, pela Chave Centro-Sul. O outro duelo desse grupo, entre Tupy e Castelo, fecha a rodada no domingo (08), às 15h, também no Gil Bernardes.

CTE Colatina, na Chave Centro-Norte, e Capixaba SC, na Chave Centro-Sul, são os times que folgam nesta rodada de estreia.

A primeira fase do Capixabão Série B Sicoob tem turno e returno com confrontos entre os times do mesmo grupo. Os dois melhores de cada chave se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Quem avançar para a final já garante vaga para a Série A do Capixabão do ano que vem e disputa o título em duas partidas.

Após proposta do Vilavelhense e aprovação da maioria dos clubes, o regulamento deste ano traz uma novidade. As equipes podem relacionar, por partida, no máximo seis atletas com idade acima de 23 anos. Além disso, é permitida a relação, também por jogo, de seis atletas amadores (com até 20 anos incompletos).

O Capixabão Série B Sicoob tem os patrocínios do Sicoob e da Unimed, além do apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e da TVE, emissora pública dos capixabas, que tem os direitos de transmissão. A bola é da Kagiva. A FES viabilizou novamente o pagamento de taxas de arbitragem e distribuiu materiais esportivos disponibilizados pela Sesport.

GUIA DO CAPIXABÃO SÉRIE B SICOOB

 LINHARES FC

Foto: Felicio Alves/Linhares FC

Depois de chegar à segunda fase da Copa ES Sicoob neste ano, o Linhares FC tenta voltar à primeira divisão sob o comando do técnico Roberto Calmon. Weliton (G), Thiago Valu (Z), Dudu Bonini (Z), George (LD), Breno (V), Henrique (V), Gian Carlos (M), Miller (M), Iago (A) e Italo (A) são alguns jogadores do elenco. O clube tem um único título, o do Capixabão (2007), além dos vices no Capixabão (2011 e 2014) e no Capixabão Série B (2005 e 2019).

“O Roberto já acompanhava os trabalhos como auxiliar e resolvemos mantê-lo por já conhecer o grupo. Chegar entrosado para a Série B é uma vantagem, pois mantivemos a base do time que disputou a Copa ES Sicoob. Porém, perdemos peças importantes no meio de campo e chegaram novos atletas. Vamos aguardar para ver realmente como a equipe vai se portar. A gente espera grandes duelos. Vai ser bem interessante essa Série B”, afirma o diretor de futebol do Linhares FC, Wanderson Lins.

PINHEIROS

Foto: Divulgação/Pinheiros

Vice-campeão da Série B do Campeonato Capixaba duas vezes, em 2006 e 2020, o Pinheiros busca um novo acesso e o primeiro título de sua história. O elenco comandado pelo técnico André Beijoca tem Robson Uruçuca (G), Guilherme (Z), Rogivan (Z), Bruno Baiano (LD), Roniely (LE), Matheus Coser (M), Lulu (M), Lelê (A), Pato (A), Postinho (A) e Romário (A), entre outros atletas.

“A nossa expectativa é boa para fazer uma boa competição, temos jogadores jovens no elenco e alguns atletas mais experientes. Estamos em um grupo pesado (Chave Centro-Norte), com todo mundo querendo o mesmo objetivo”, analisa o presidente do Pinheiros, Edson Sousa.

SÃO MATEUS

Foto: Divulgação/São Mateus

O técnico Vevé está de volta ao São Mateus, que tenta voltar à primeira divisão estadual depois do rebaixamento em 2021. Micael (G), Rhuan (G), Gabriel Lopes (Z), Bruno (Z), Soares (Z), Jean (Z), Daniel (LD), Kauã (V), Gabriel Ronch (LE), Bismark (V), Maikon (M), Eduardo Camargo (M), Lucas (M), Enzo (M), Alex (A) e Twian (A) são alguns dos atletas do elenco do clube, que tem dois títulos da Série A do Capixabão (2009 e 2011) e três títulos da Série B do Capixabão (1987, 2008 e 2019).

“O São Mateus vai disputar com jogadores da base, alguns atletas sub-20 que a gente profissionalizou no início do ano e uns três ou quatro atletas profissionais que permanecem com a gente do elenco do ano passado. E a gente tem um técnico (Vevé) e um auxiliar técnico (Jean Faber) competentes. Não podemos prometer muito ao torcedor, mas podemos prometer força de vontade, determinação e garra”, explica o presidente do São Mateus, Girley Oliveira.

VILAVELHENSE

Foto: Divulgação/Vilavelhense

Depois da queda no ano passado, o Vilavelhense tem o acesso como um dos objetivos principais na temporada atual. João Victor (G), Marcelo (G), Wagner (Z), Dos Santos (Z), Cristian Sena (Z), Marcelo Breno (Z), Léo Mineiro (LD), João Firmino (V), Fellipi Marques (V), Kaue (M), Maycon (M), Peterson (M), Marquinhos (A), Rickelmi (A), Breno Fagundes (A), Matheus Firmino (A), Micael Silva (A), Jarles Baiano (A) e Mauricio (A) são alguns dos atletas do elenco, que será comandado pelo técnico Gilson Miranda. O Vila tem três títulos na galeria, dois do Capixabão Série B (2003 e 2020) e um da Copa ES (2006).

“A campanha do Vila na Copa ES Sicoob poderia ter sido melhor, mas conseguimos o objetivo que era observar os atletas que permaneceriam para a Série B. 70% do elenco permanece para a disputa e estamos contratando o goleiro Marcelo Souza, por empréstimo da Jacuipense, Kauê Silva, que atuou pelo Serra, e Matheus Firmino, do Velo Clube-SP e que atuou na Série D pelo Jacuipense, além de provermos alguns atletas das categorias de base do Vila. Desta forma, esperamos conseguir o acesso à Série A do Capixabão de 2025”, explica o presidente do Vilavelhense, Miguel Trés.

CTE COLATINA

Foto: Divulgação/CTE Colatina

Como folga na primeira rodada, o CTE Colatina ainda trabalha na montagem do elenco, que terá Danton Moraes como técnico. O clube foi campeão do Capixabão Série B em 2002, além de campeão do Torneio Início do Espírito Santo (2004) e vice-campeão do Capixabão Série A (2003).

“Com certeza, o CTE sempre vem para brigar pelo acesso. Ano passado caímos para um grande rival, que é o Rio Branco FC, de Venda Nova, que logo a seguir ficou em segundo lugar no campeonato da Série A. A gente está trabalhando nas contratações e até a estreia teremos alguns nomes de peso para tentar esse acesso novamente”, explica o presidente do CTE Colatina, Edmilson Pimenta.

CAPIXABA SC

Foto: Jordan Nunes/Capixaba Esporte ( do Capixaba SC)

Assim como o Vilavelhense e o Linhares FC, o Capixaba SC também chegou até a segunda fase da Copa ES Sicoob na temporada atual. Agora, tenta o sonhado acesso à elite do futebol capixaba. Para isso, trouxe o técnico Orlando da Hora e tem no elenco nomes como Camillato (G), Iranildo (Z), Thiago Barreto (Z), Carlos Yuri (Z), Gorran (LD), Dodô (LE), Lyncon (LE), Iure Santana (V), Kauã Soares (V), Jhonatan Salah (V), Riquelme (V), João Paulo (M), Zé Gatinha (M), Adrian Batioja (M), Diguda (M), Piauí (A), Jobson (A), Daniel Costa (A), Mário Vitor (A) e Douglas Alves (A).

“A gente tem todo um planejamento para conseguir esse acesso. Os jogadores foram escolhidos pontualmente. Mas não contratamos só jogadores de nome, também montamos uma comissão técnica forte. O Orlando conhece do futebol. Também temos agora a companhia do Wilson de Jesus, ex-presidente da Desportiva, como meu diretor administrativo, meu braço direito. E temos uma parceria muito boa para usar a estrutura do EAMES, da Marinha”, explica o presidente do Capixaba SC, Daniel Costa.

CASTELO

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Rebaixado em 2019, o Castelo tenta voltar à primeira divisão estadual. Na Série B do Campeonato Capixaba, o clube já foi campeão em 1988 e vice-campeão em 2013. Sérgio Perini é o treinador da equipe do Sul do Estado, que tem no elenco nomes como Gustavo Baioco (G), Álvaro Daniel (G), Vinícius Maraçati (G), Alan Gomez (Z), Isaque da Silva (Z), Breno Mariano (Z), Márcio (Z), Lucas (LD), Hoberdan (LE), Patrick Pereira (V), Mariano (V), Paulinho Tevez (V), Willian Bersan (M), Hiago Souza (M), Carlos Vitor (M), Rhaony (M), Wesley (M), Alessandro Celin (A), Rael (A), Thaylan (A), Ihallan (A) e Cauã Silva (A).

“Nossa meta era retornar o Castelo FC às disputas e com foco nas categorias de base. Estamos disputando a Copa ES Sub-20, mas ante o anseio da cidade, também decidimos disputar o Capixabão Série B Sicoob. Com pouco recurso, usando os talentos da cidade e com contratações pontuais, pode se dizer que o Castelo montou uma equipe forte, competitiva, mesclando juventude e atletas rodados, que vai buscar o acesso”, acredita o presidente do clube, Leonardo Valle Soares.

 GEL

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Vice-campeão capixaba em 2008, o GEL tenta seu segundo acesso na história para voltar a disputar a primeira divisão estadual no ano que quem, o que não acontece desde 2009. A equipe tem o comando do técnico Juarez Claudio e jogadores como Michel (G), Rodrigo (G), Charles (Z), Arce (Z), Micael (Z), Toró (V), Tyago (V), Vieira (V), Breno (LD), Matheus Guerra (LE) e Ema (A) no elenco.

“A gente está com expectativa melhor do que a do ano passado. Estamos disputando agora o sub-20, e o profissional a gente está buscando uma rapaziada com mais experiência para a gente fazer um bom campeonato para buscar subir para a primeira divisão, que é o objetivo de todo mundo”, afirma o presidente do GEL, José Hozano Pires.

SC BRASIL CAPIXABA

Foto: Divulgação/SC Brasil Capixaba

Lucas (G), Douglas (G), Vitor (G), Miguel (Z), Joel (Z), Pedro (LD), Camilo (LD), Otávio (LE), Fábio (V), Isaque (V), Erlon (M), Pedro Lucas (M), Marcos Vinícius (A), Daniel (A) e Juan Gol (A) são alguns dos jogadores do elenco do SC Brasil Capixaba, que tem novamente Fabrício Rodrigues no comando da equipe. O clube tem um título na história, o do Capixabão Série B de 2014.

“Fizemos dois meses de treinamento. Então, o clube chega bem para a disputa da Série B. Está com elenco para brigar para subir. O Sport sempre vem com uma equipe jovem também”, explica o diretor de futebol do SC Brasil Capixaba, Mário César Silva.

TUPY

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Eleomar Pereira é o técnico do Tupy para a disputa deste Capixabão Série B Sicoob. O Índio Guerreiro tem no elenco Roni Peterson (G), Pablo (G), Sorriso (LD), Patrick (LD), Douglas (Z), Pedro (Z), Ruan (Z), Kaiki Laranjeiras (V), Gabriel Peruzzo (V), Lucas Pelé (M), Felipe Corrêa (M), Paulo Galvão (A), Tácio (A), João Victor (A), Maycon (A), Aubin Podbang (A), Natã (A), Rian (A) e outros atletas. O clube de Vila Velha já foi campeão da segunda divisão estadual em 2001, além de vice em 2016.

“A gente vem trabalhando há muito tempo para essa Série B. Diferentemente dos anos anteriores, quando a gente se preocupou mais com os jogadores, neste ano nós também priorizamos a comissão técnica, conseguimos contratar o professor o Eleomar Pereira e trouxemos outros profissionais para trabalhar com ele. E também fizemos uma parceria com o Porto Vitória, trazendo jogadores novos e com qualidade, com grande futuro pela frente. Então, temos grande esperança no acesso”, afirma o presidente do Tupy, Rogério Pedrini.

Capixabão Série B Sicoob – 1ª Rodada

– Vilavelhense x São Mateus (07/09, 15h, Kleber Andrade, Cariacica)
> Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

– Linhares FC x Pinheiros (07/09, 15h, Virgílio Grassi, Rio Bananal)
> Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)

– SC Brasil Capixaba x GEL (07/09, 15h, Gil Bernardes, Vila Velha)
> Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

– Tupy x Castelo (08/09, 15h, Gil Bernardes, Vila Velha)
> Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Copa ES Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Série B
Emilio Nemer, Castelo

Estadual Série B
Kleber Andrade, Cariacica

Copa ES Sub 20
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Copa ES Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série B
João Soares de Moura Filho, Pinheiros

Copa ES Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha