FES capta recursos para beneficiar cerca de 5 mil atletas e membros de comissão técnica, em competições amadoras e de base no ano

9 de agosto de 2024

Neste ano, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) projetou um plano significativo para a execução do seu calendário de competições de base e amadoras. Para isso, tem contado também com uma nova forma de captação de recursos: a Lei do Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).

Somente no primeiro semestre de 2024, foram investidos cerca de R$ 500 mil em três competições já realizadas e em outras três que estão em andamento, contemplando 73 clubes participantes e gerando oportunidades para 2.190 mil atletas e membros de comissões técnicas. A previsão até dezembro, porém, é de que a entidade oficial do futebol capixaba beneficiará até 5 mil atletas e profissionais de comissão técnica em diversos municípios das quatro macrorregiões do Espírito Santo – Metropolitana, Norte, Centro e Sul.

A estimativa considera a quantidade total de inscritos em cada campeonato, podendo, portanto, somar o mesmo clube, atleta ou profissional de comissão técnica que atue em mais de uma competição.
Das 16 competições previstas no calendário deste ano, 11 são de categorias de base (Estaduais Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11, Copas Espírito Santo Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11 e Estadual Feminino Sub-17) e duas são amadoras (Campeonato Estadual Feminino e Interligas).

Os investimentos destinados a esses campeonatos são frutos da arrecadação oriunda de Termos de Fomento e, recentemente, da LIEC, ambos via Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), além da aplicação de recursos próprios da FES. Toda essa quantia é revertida para o pagamento da arbitragem, bolas, coletes, medalhas e troféus.

A Copa ES Sub-20 deste ano, por exemplo, conta com dois importantes investidores: os Supermercados BH e a Fibrasa S.A. Essas empresas destinaram recursos do ICMS, através da LIEC, no valor de R$ 160 mil, para o pagamento de arbitragem e material esportivo.

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a LIEC é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado. O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.

leodecastro

Leonardo de Castro, vice-presidente da Fibrasa S.A

“A Lei do Incentivo ao Esporte é um processo muito organizado no Espírito Santo, tem critérios bem definidos, e a Fibrasa acha importante apoiar e acredita no esporte como um caminho de transformação para a sociedade, acredita muito na retomada do futebol capixaba como uma forma de identidade do nosso Estado e do capixaba. Então, apoiar o campeonato sub-20, apoiar o futebol capixaba, tornou-se uma ação que nós percebemos ser muito positiva. Uma boa governança, com transparência, como o da federação, também ajuda muito a atrair investimentos. E a gente reconhece que a federação tem esse desafio grande de reconstruir a agenda do futebol capixaba. Futebol é uma atividade relevante, que gera oportunidades e que movimenta a economia”, afirma o vice-presidente da Fibrasa S.A., Léo de Castro.

Como patrocinar
As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Caso haja algum de interesse da empresa, ela pode entrar em contato com a Secretaria para receber mais informações (como nome e contato) dos proponentes.

Gustavo Vieira, Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo

“O nosso compromisso com a base é levar o futebol até as idades iniciais e formar, através de nossos clubes e ligas filiadas, novos atletas e, acima de tudo, oferecer oportunidades de gerar mudanças positivas, fortalecendo a prática e a cultura do esporte. O futebol inclui, educa e cria um ambiente saudável e favorável à qualidade de vida de jovens e famílias. E temos orgulho de poder fazer essa diferença em nosso Estado”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.

A FES
Aos 107 anos, a FES atualmente é reconhecida nacionalmente por conquistar, por dois anos consecutivos, a segunda colocação do Prêmio Sou do Esporte, na categoria “Governança-Federações de Futebol”, ficando somente atrás da gigante Federação Paulista de Futebol, o que é um motivo de orgulho para os capixabas. Para a entrega do prêmio, a associação sem fins lucrativos Sou do Esporte avaliou o estatuto de todas as federações de futebol do País, além de outros quesitos.

A gestão transparente e o cumprimento rigoroso de seu programa de compliance permitiram à FES celebrar termos de fomento federais com o atual Ministério do Esporte e com o anterior Ministério da Cidadania, desta forma, garantindo a realização de investimentos nas competições de base.


Próximos jogos

Copa ES Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Copa ES Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Série B
Emilio Nemer, Castelo

Estadual Série B
Kleber Andrade, Cariacica

Copa ES Sub 20
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Copa ES Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série B
João Soares de Moura Filho, Pinheiros

Copa ES Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha