Mídias Sociais:
Facebook: Esporte Clube Tupy
Instagram: @ectupy
O Esporte Clube Tupy foi fundado no dia 16 de outubro de 1938, em Vila Velha, e se tornou o primeiro clube “canela-verde” do Espírito Santo. A sede, o estádio Gil Bernardes da Siqueira, fica localizado no bairro Itapoã, ficou popularmente conhecido como Toca do Índio e tem capacidade para 1.000 espectadores sentados.
Na maior parte de sua história o clube disputou torneios amadores na região de Vila Velha. Só em 28 de junho de 1988 que o Tupy se tornou profissional e no ano seguinte disputou o Campeonato Estadual Série B. Mesmo estreando no futebol profissional, o time não poderia ser chamado de inexperiente, pois desde a década de 1930 que enfrentava grandes equipes, como Desportiva, Rio Branco e Vitória.
Foi jogando a segunda divisão capixaba que o Esporte Clube Tupy conquistou seu primeiro título em 2001. Nesse período, disputou a Copa Espírito Santo 2003, época em que o craque Túlio Maravilha foi contratado pelo clube e fez um dos seus 1000 gols em Vila Velha.
Após o ingresso na Série A, competiu durante três anos seguidos na primeira divisão e só em 2017 que o time conseguiu retornar após o inesquecível acesso com o vice-campeonato da Série B em 2016. Em 2019, foi rebaixado e interrompeu as atividades profissionais, focando apenas na base.
Tupy, Tupy, Tupy
Time guerreiro igual a esse eu nunca vi
Joga com raça e emoção
Eu sou de Vila Velha, eu sou campeão
Tupiniquim, Tupinambás, Tupiguarás!
Chegou em Vila Velha, chegou para ficar.
Tupiniquim, Tupinambás, Tupiguarás!
Ficou em Vila Velha, ficou para brilhar.
Eu ei de vencer
E reviver o futebol
Tupy, Tupyrados!
Tá no gramado, no coração.
Rola sorvete, picolé e a pipoca.
O Índio sai da Toca, objetivo é lutar
E a furiosa sacudindo a galera
De verde e amarelo vamos festejar!
Jogo começa e a bola em diagonal
Dentro da grande área o pecado capital
Tiro de canto, mete no segundo pau
É Peroá na rede é o carnaval!
É Peroá na rede é o carnaval!
É Peroá na rede é o carnaval!
Campeão Estadual Série B (2001)
Vice-campeão Estadual Série B (2016)