Capixabão 2024 teve o primeiro arbitral realizado pela FES

24 de outubro de 2023

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

Foi dado o pontapé inicial para o Capixabão 2024. O primeiro arbitral sobre a competição aconteceu na tarde desta terça-feira (24), em evento realizado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) no hotel Golden Tulip Porto Vitória, em Vitória.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, falou sobre as primeiras questões envolvendo a disputa, como a manutenção das parcerias com a Kagiva e com o Governo do Estado, por meio do Banestes e da TVE, que tem os direitos de transmissão, organização e novidades nas atuações da Comissão de Arbitragem, além de questões administrativas.

Gustavo também pediu um cuidado especial com as instalações das praças esportivas, como com gramado, iluminação, cabines, vestiários e arquibancadas, alertando ainda sobre a continuidade das vistorias da FES nos estádios.

O novo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo-ES (TJD-ES), Felipe Morais Matta, foi apresentado aos filiados e falou sobre a implementação do uso do processo eletrônico e de um programa de combate à manipulação de resultados, além de esforços contra atitudes racistas e de qualquer tipo de preconceito.

A FES também apresentou quatro propostas para fórmula de disputa, que serão analisadas pelos clubes e discutidas no próximo arbitral, marcado para o dia 06 de novembro.

O Capixabão 2024 terá a participação de dez times: Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco AC, Serra e Vitória, que são os remanescentes, além de Jaguaré e Rio Branco FC, que conquistaram o acesso e vão disputar o título do Capixabão Série B Sicoob no próximo sábado (28).

Os representantes dos clubes acreditam que a competição será uma das mais fortes dos últimos anos e falam sobre a movimentação para a próxima temporada.

“Estamos iniciando, desde setembro, a montagem do elenco, e a ideia é trazer um time forte para o próximo ano e buscar mais um título, além de tentar fazer uma boa Série D”, afirma Flaris Olimpio da Rocha, presidente do Real Noroeste, atual tricampeão capixaba.

“O Vitória, desde que terminou a Série D, começou a preparação para 2024. Nós vamos tentar voltar às competições nacionais em 2025. Nós trouxemos o Lucian Barros, como gerente executivo, profissionalizou o clube. O Vitória hoje já se encontra com o elenco praticamente fechado para a temporada e nós vamos vir muito forte para buscar o título do Capixabão 2024”, garante Rodolfo do Carmo, presidente do Vitória.

“Independentemente da constituição da SAF, já estamos trabalhando com os investidores. Contratamos 17 atletas, 11 já apresentados à imprensa, inclusive atletas de renome nacional, como Kieza, Ferrugem e Neguete, craque e melhor goleiro do campeonato 2023. Julgo eu que 2024 será o Campeonato Capixaba mais disputado dos últimos oito anos, pois todas as agremiações estão se reforçando, inclusive com aclive no orçamento”, avalia Paulo Pacheco, presidente do Rio Branco AC.

“O futebol capixaba está melhorando a cada ano. Em 2024 será uma competição muito forte, com os clubes se movimentando, contratando. Vai ser interessante para a torcida assistir, com vários jogos disputados. A Desportiva vai chegar forte, a gente está trabalhando para isso, em negociação com a SAF”, afirma João Carlos Rocha, vice-presidente da Desportiva.


Próximos jogos

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares