FES se destaca em prêmio nacional de gestão esportiva

25 de janeiro de 2023

O Instituto Sou do Esporte indicou a Federação entre as com melhores práticas no quesito Governança. Premiação acontece nesta sexta (27), ao vivo, pela BandSports.

A gestão da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) ganha mais uma vez destaque nacional. Nesta sexta-feira (27), às 20h15, com transmissão ao vivo no canal BandSports, a instituição capixaba concorre ao Prêmio Sou do Esporte na modalidade Governança entre federações de futebol do país.

Das 27 federações brasileiras, apenas a capixaba e a paulista atenderam a todos os requisitos avaliados pelo Instituto Sou do Esporte, que considerou práticas de boa Governança, como explica sua presidente, Fabiana Bentes.

“Tem cinco vetores nessa análise: transparência, prestação de contas, integridade institucional, equidade e modernização. A gente não fala que vai analisar a governança, a gente entra no site de cada uma, vê qual acesso que qualquer cidadão pode ter para observar estatuto, prestação de contas e todas essas questões, e faz uma verificação com pontuação. Isso é governança. Esse relatório é entregue depois da premiação”, esclarece.

“A gente vem para reconhecer essas entidades e colocá-las como case. O que aconteceu no movimento olímpico foi muito interessante porque as confederações começaram a se falar e a pedir, para as vencedoras, as boas práticas para ir melhorando sua governança. É um reconhecimento de quem está fazendo o certo”, conclui.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, estará presente na cerimônia e acredita que a indicação ao prêmio nacional é um indicativo consistente sobra as boas práticas da entidade e o modelo de gestão adotado pela FES.

“A indicação vem agregar e reconhecer o trabalho que vem sendo realizado. Podemos destacar, por exemplo, que somente a FES e a Federação Paulista são certificadas junto ao Ministério da Cidadania para realização de convênios em parceira Governo Federal, o que é um importante diferencial de gestão”, conta Vieira.

O que é o Prêmio Sou do Esporte?

Abrangendo modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas, o prêmio é realizado pelo Instituto Sou do Esporte e chega à 7ª edição, que será totalmente dedicada ao tema governança. Esta é a primeira vez que a ONG avalia as federações de futebol.

 7º Prêmio Sou do Esporte

Quando: sexta-feira (27/01)
Horário: 20h15
Transmissão: BandSports

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória