VAR será utilizado pela primeira vez no futebol capixaba, na final da Copa ES Unimed Sicoob

27 de junho de 2022

Além da briga pelo título e pela vaga na Copa do Brasil 2023, a final da Copa ES Unimed Sicoob terá outro atrativo, fora das quatro linhas. A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será utilizada pela primeira vez no futebol capixaba, para auxiliar a arbitragem na grande decisão, marcada para o dia 30 de julho, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES.

O sistema será da mesma empresa que opera para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadros da CBF, devidamente habilitados pela FIFA para esse tipo de operação.

O Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes explica a função do VAR: “A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo. A filosofia VAR é pautada na mínima interferência e máximo benefício”.

“É um marco para o futebol do Espírito Santo. Anseio de todos os amantes do esporte, o VAR, enfim, chega aos gramados capixabas. O Futebol moderno está se desenvolvendo a passos largos, um processo no qual a tecnologia exercerá um papel preponderante”, conclui Marcos André.


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus