VAR será utilizado pela primeira vez no futebol capixaba, na final da Copa ES Unimed Sicoob

27 de junho de 2022

Além da briga pelo título e pela vaga na Copa do Brasil 2023, a final da Copa ES Unimed Sicoob terá outro atrativo, fora das quatro linhas. A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será utilizada pela primeira vez no futebol capixaba, para auxiliar a arbitragem na grande decisão, marcada para o dia 30 de julho, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES.

O sistema será da mesma empresa que opera para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadros da CBF, devidamente habilitados pela FIFA para esse tipo de operação.

O Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes explica a função do VAR: “A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo. A filosofia VAR é pautada na mínima interferência e máximo benefício”.

“É um marco para o futebol do Espírito Santo. Anseio de todos os amantes do esporte, o VAR, enfim, chega aos gramados capixabas. O Futebol moderno está se desenvolvendo a passos largos, um processo no qual a tecnologia exercerá um papel preponderante”, conclui Marcos André.