Arbitragem capixaba conclui curso de capacitação

19 de julho de 2019

Encerrou nesta sexta-feira (19) a primeira fase do novo projeto de capacitação criado para ampliar o conhecimento técnico da arbitragem capixaba. A atividade continuada teve início no dia 22 de março e ao todo foram realizados 5 encontros que permitiram a capacitação técnica de 47 árbitros e 3 instrutores de arbitragem que atuarão na Copa Espírito Santo 2019. Este projeto terá continuidade até o final de 2019 com pelo menos um encontro mensal.

Durante este período, os alunos  receberam instruções sobre as alterações nas regras do futebol divulgadas pela IFAB, e participaram de analises e debates através dos videos das transmissões dos jogos do Capixabão 2019.

Os encontro da Escola de Arbitragem Gabino Rios foi incorporado ao calendário anual da Comissão de Arbitragem. Coordenado pelo Professor Marcos André Gomes, neste período, os alunos  receberam instruções sobre as alterações nas regras do futebol divulgadas pela IFAB, participaram de analises e debates através dos videos das transmissões dos jogos do Capixabão 2019. A cada encontro  foram  aplicadas provas relacionadas às regras do jogo.

De acordo com Marcos André, a realização dos encontros tem por finalidade melhorar a capacitação do árbitros, tanto do quadro nacional, quanto do quadro básico da FES, e tem atingido o seu objetivo maior que é melhorar a qualidade do grupo, o entendimento das Regras do Jogo, o entendimento das mudanças que tem ocorrido com as novas regras do futebol para aplicar nos nossos campeonatos.

“Colocamos os árbitros para estudarem continuamente as Regras do Jogo. São feitas avaliações em todas as  atividades, aplicamos provas com questões teóricas e de vídeo para possamos testar a capacidade e o entendimento do árbitro na aplicação das regras no campo. Também é feito um trabalho interdisciplinar em grupo de estudos para trabalhar a afinidade e a integração entre todas as bases que mantemos nos municípios. O trabalho tem sido satisfatório, as médias tem subido gradativamente no grupo e isso traz um ganho para a FES que qualifica os seus árbitros. Os árbitros que podem estudar diariamente, já que mensalmente passam por avaliações, e se ele não for aprovado, ficam impedidos que participar dos campeonatos. O clubes e torcedores, nosso principal ativo, conseguirão assistir o espetáculo dentro do que buscamos com sentimento de justiça e de maneira correta”. Explicou Marcos André.

De acordo com o Presidente da FES, Gustavo Vieira,  este é mais um investimento que visa a qualificação dos árbitros. “Iniciamos este novo projeto que será permanente no calendário de qualificação. Estamos confiantes e seguros no trabalho que será aplicado em campo após esta primeira edição”.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória