Copa ES 2018 terá a participação de 10 clubes

8 de maio de 2018

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 8 de maio, na sede da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), no Centro de Vitória, os representantes dos clubes interessados em participar da Copa Espírito Santo de 2018 confirmaram a participação na competição. A reunião foi presidida pelo presidente da FES, Gustavo Vieira, e contou com a presença do vice-presidente da entidade, Geovani Silva e dos dirigentes do Castelo, Vitória, Desportiva Ferroviária, Serra, Linhares e Brasil Capixaba.

O campeonato começa no dia 21 de julho e será dividido em duas chaves que foram definidas através de sorteio.

Vão participar da Copa ES: o atual campeão Atlético Itapemirim, o Castelo, a Desportiva Ferroviária, o Linhares, o Real Noroeste, o São Mateus, o Sport Capixaba, o Serra, o Tupy e o Vitória Futebol Clube.

Por unanimidade, a assembléia autorizou o pedido de participação do Linhares Futebol Clube na competição.

Ficou estabelecido que em caso de desistência de participação no campeonato, após a confirmação de participação, e até a data de publicação da tabela, o clube ficará suspenso por um ano da Copa Espírito Santo. Caso o clube desista de participar após a publicação da tabela e regulamento, no dia 23 de maio, o mesmo será suspenso por dois anos dos campeonatos profissionais promovidos pela FES e só poderá retornar à disputa em 2021.

Nesta edição da Copa Espírito Santo será permitida a inversão de mando de campo, desde que haja a concordância entre as duas equipes, e antecedência mínima de 10 dias antes da partida. Não será permitida a inversão de mando de campo nas duas últimas rodadas da primeira fase.

Vagas em competições nacionais

O campeão da Copa Espírito Santo garante vaga no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa Verde, ambos em 2019. Caso o Castelo, o Sport, e o Linhares sejam campeões, não poderão participar da Série D por estarem na Série B do Capixabão.

Forma de disputa

1ª Fase: Clubes divididos em dois grupos, em jogos de ida e volta, classificando para a próxima fase os dois melhores classificados em cada grupo.
2ª Fase: Semifinal em jogos de ida e volta
3ª Fase: Final em jogos de ida e volta.

Chaves

Chave A – Real Noroeste F.C., Linhares F.C., A.A. São Mateus, Serra F.C. e S.C. Brasil Capixaba.

Chave B – Castelo F.C., C.A. Itapemirim, Vitória F.C., A. Desportiva Ferroviária. e E.C. Tupy.

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 15
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 17
Campo do América - Olaria, Guarapari

Copa ES Sub 17
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Copa ES Sub 17
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Copa ES Sub 17
Campo do Paul, Vila Velha

Copa ES Sub 15
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia