FES firma parceria com a UFES para traçar perfil físico e psicológico dos árbitros capixabas

4 de outubro de 2016

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), através de sua Comissão de Arbitragem, realiza neste mês de outubro, o trabalho de pesquisa que constituirá na análise dos perfis antropométricos, cardiológico, Vo²máx (capacidade cardiorrespiratória), bioquímico e perfil psicológico de estados de humor da Arbitragem Capixaba.

A pesquisa rerá realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O NUPEM tem por finalidade de atuar na área da Bioquímica, da Fisiologia Geral, da Fisiologia do Exercício, do Treinamento Esportivo, da Biomecânica.

O trabalho tem por objetivo avaliar os Árbitros e Árbitros Assistentes capixabas integrantes da Relação Nacional de Árbitros de Futebol (RENAF/CBF) – a elite da arbitragem capixaba, visando os preparativos para os trabalhos da Pré-temporada que acontece em dezembro de 2016 e janeiro de 2017, objetivando a temporada de 2017.

As coletas de dados para as análises serão realizadas no NUPEM/UFES, nos dias – 04, 06, 07, 11, 13, 14 de outubro de 2016, das 8h às 12h, com a presença dos professores do NUPEM, por um médico cardiologista e de um técnico de enfermagem.

Estudo

O estudo que está sendo realizado pelo aluno do Curso de Educação Física da UFES e Árbitro do Quadro Nacional, Carlos Depizzol, sob a supervisão e orientação do Professor Doutor André Soares Leopoldo, visa a definição do perfil antropométrico por meio do protocolo com sete dobras cutâneas (subescapular, tríceps, peitoral, axilar média, abdômen, suprailíaca e coxa), segundo Siri & Pollock; bioquímico através de análise sanguínea e cardiovascular por meio de eletrocardiograma de esforço e teste de VO² max e o POMS que avaliará o estado de humor da arbitragem em testes que serão aplicados durante as partidas em que os avaliados estiverem escalados.

Todos os testes acontecerão de forma gratuita e os resultados dos dados obtidos serão fornecidos à Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf/ES), através do Preparador Físico Professor Luiz Carlos Salvadeu, e serão utilizados para montagem dos trabalhos de Preparação Física com vistas à temporada de 2017.

foto-04-10-16-09-32-15


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia