Federação de Futebol parabeniza o Estrela do Norte pelos 100 anos de história

16 de janeiro de 2016

Fundado em 16 de janeiro de 1916, Estrela do Norte Futebol Clube, sediado em Cachoeiro de Itapemirim –ES, sagrou campeão capixaba da primeira divisão em 2014, depois de 98 anos de fundação, tendo sido vice algumas vezes. Foi vice-campeão em cinco edições do campeonato estadual no anos de 1987, 2003, 2004, 2005 e 2006, e rebaixado para a segunda divisão de 2007.

Numa casa próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire, participaram da reunião de fundação: Laurentino Lugon, Mário Sampaio, Orlando Nunes, Amphilófio Braga, João Viana, Estulano Braga, Deusdedit Cruz, Fernando Reis e Francisco Penedo, que são considerados portanto os fundadores do clube mais popular do Sul do Espírito Santo e hoje um dos principais clubes do estado. Francisco Penedo foi escolhido como o primeiro Presidente do Clube.

A primeira Sede, segundo os arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome Estrela do Norte. As primeiras cores do Estrela do Norte eram verde e amarela, e o primeiro time Estrelense era formado por: Pedro Tanure, Antonio Cruz, Belmiro, Adão, Barão, Dodoca, Erly, Vivi, Mine, Cezarino e Lauro.

Na década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro do Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto e com o passar do tempo a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e conseguiu murar.

Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém “Estrela”, sob o comando de Oswaldo Lima. O primeiro lance de arquibancadas foi construído por José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro realizado por.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música “Estrela do Norte”, pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio.

Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, o “Seu Lico”, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.

O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho. Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca. Depois de 98 anos de história, a equipe do Estrela do Norte Futebol Clube sagrou-se campeão capixaba pela primeira vez em sua história em partida foi realizada no dia 07 de junho de 2014, no estádio do Bambu, na cidade de Aracruz. Participou do campeonato Brasileiro da Série D de 2014 e no ano de 2015 da Copa do Brasil e Copa Verde.

Seu atual presidente, Adilson Conti está á frente do clube desde 2011 e de lá para cá sempre buscou o crescimento e o fortalecimento da equipe. Em 2012, lançou uma camisa retrô do Estrela do Norte, com as primeiras cores do clube: o verde e o amarelo. A camisa foi o terceiro uniforme do clube em 2013, e um aperitivo para os 100 anos.

A diretoria começou no final de 2012, uma reforma geral nas estruturas do Estádio do Sumaré, como por exemplo, nas arquibancadas, iluminação, gramado e academia para os atletas do clube. “O ideal para o futuro do clube é construir um novo estádio em outra área com campo de treinamento, academia, toda a estrutura para a base, mas os torcedores mais tradicionais ainda resistem à ideia.” Explica Conti.

Para o Presidente da Federação de Futebol o Estrela do Norte é mais que um time de futebol. “Sua história é de muita luta e crescimento e está intimamente ligada a vida de muitos cachoeirenses e capixabas. Parabenizo em nome da Federação de Futebol ao Presidente Adilson Conti e a sua diretoria pelo emprenho em administrar o clube”.

Confira a programação:

18/01
20h – Estádio Mário Monteiro
Jogo amistoso: Estrela do Norte FC x Goytacaz

20/01
19h – Estádio Mário Monteiro
Culto ecumênico e lançamento da revista: Estrela do Norte – 100 anos

21/01
20h – Estádio Mário Monteiro
Chopada do Estrela: o encontro da torcida com os jogadores do Estrela do Norte FC

22/01
20h – Estádio Mário Monteiro
Jogo amistoso: Estrela do Norte FC x Tombense


Próximos jogos

Estadual Sub 17

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia