Real Noroeste é o primeiro clube do Estado a receber o Certificado de Clube Formador

14 de dezembro de 2015

A Diretoria de Registro e Transferência da CBF divulgou a lista de clubes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF). O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores a partir de 14 anos, com a proteção da lei. São emitidos dois tipos de certificado, o de categoria A com validade de dois anos, e o B de um ano.

O primeiro clube capixaba a receber o certificado é o Real Noroeste Capixaba, sediado no Município de Água Branca, Região Noroeste do Espírito Santo. O certificado foi entregue nesta tarde (14) na sede da FES pelo presidente, Marcus Vicente ao presidente do Real Noroeste, Flaris da Rocha, em sua primeira visita oficial à Federação de Futebol do Espírito Santo com a presença das ligas, clubes filiados, membros do Tribunal de Justiça Desportiva e o quadro nacional de arbitragem.

De acordo com o membro da Diretoria Jurídica da CBF, Amilar Fernandes, basicamente são três as vantagens de ser clube formador. “Ele pode firmar contrato de formação desportiva a partir dos 14 anos com seus atletas. Os atletas a partir dos 14 anos poderão ser vinculados ao clube, o que hoje é possível na condição de não profissional mas sem qualquer tipo de contrato, ou seja, o clube não tem qualquer garantia sobre aquele jogador, que pode ir embora a hora que quiser sem pagar nada para o clube. Além disso, o clube tem preferência na assinatura do primeiro contrato profissional e na primeira renovação. Então o jogador pode iniciar aos 14 anos podendo ficar por uns 10 anos no clube sem qualquer tipo de prejuízo e o clube ser indenizado caso não tenha direito a esse tempo todo.”

Considerando que a certificação existe pela CBF desde 2012, o número de clubes que possui o certificado é considerado baixo, está próximo de 50, mas o importante é que através de uma assessoria jurídica, os clubes busquem a sua certificação.

Clique aqui para consultar a página com as atualizações.


Próximos jogos

Estadual Série A
Robertão, Serra

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica