Espírito Santo será sede do Curso Futuro III FIFA

27 de março de 2013

De 17 a 22 de abril, Vitória, no Espírito Santo, irá sediar através da Federação de Futebol, o Curso Futuro III para Instrutores Técnicos e Instrutores de Preparação Física das 10 Associações Membro que compõem a CONMEBOL, organizado pelo Programa de Assistência à Arbitragem da FIFA e a Comissão de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.

Este tipo de cursos se organiza de forma anual em sedes itinerantes. Nesta ocasião a responsabilidade de abrigar este evento no Continente Sul-Americano recaiu no Brasil, no ano da Copa das Confederações e, um pouco mais para frente, da Copa Mundial da FIFA.

O Curso para Instrutores de Preparação Física contará com 13 participantes, responsáveis da preparação física dos árbitros e árbitros assistentes em seus respectivos países, enquanto que outros 30 participantes, os máximos responsáveis da instrução e formação dos Oficiais de Jogos de Elite em suas Associações, farão parte do Curso para Instrutores Técnicos.

À frente da Organização e Direção Geral deste grande evento, estará o Responsável do Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA, Fernando Tresaco Gracia, enquanto Oscar Julián Ruíz e Jorge Larrionda se encarregarão da Direção do Curso para Instrutores Técnicos, sendo o Curso para Instrutores de Preparação Física liderado pelo Professor de Educação Física, Alejo Pérez Leguizamón, acompanhado pelo Instrutor de Preparação Física, Cristian Rosen.

Nesta ocasião serão expostos os critérios e metodologias de análise de situações de jogo, tratando de ajudar o discernimento fundamentado e consistente dos árbitros; novas ferramentas para o ensino; fortalecimento de critérios de avaliação de Assessores de Árbitros; e, posteriormente, a teoria dará passo ao trabalho de campo onde se deverá desenvolver o que foi aprendido.

Com os Instrutores de Preparação Física, será abordado o último avanço na gestão de preparação, cuidado, conservação e seguimento do preparo físico dos árbitros, até levá-los para o nível Elite, que o esporte atualmente exige.

Para o Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Marcus Vicente, a realização do Futuro III no Estado será um marco importante.

– Será uma participação muito positiva para nossos árbitros. Fomos agraciados em ser a primeira arbitragem a receber as últimas instruções da FIFA. No quesito arbitragem saímos na frente.


Próximos jogos

Estadual Série A - Semifinal
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Semifinal
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 20
Robertão, Serra

Estadual Sub 20
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Sub 20
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
João Soares de Moura Filho, Pinheiros