Sesp, FES e clubes se reuniram para tratar sobre segurança fora dos estádios

30 de janeiro de 2024

Fotos: Henrique Montovanelli

A pedido da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), clubes e órgãos de segurança pública se reuniram na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), na manhã desta terça-feira (30). Em pauta, as recentes brigas entre torcidas fora dos estádios do futebol capixaba.

Além da FES e da SESP, participaram da reunião representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) e quatro clubes da região metropolitana da Grande Vitória: Desportiva Ferroviária, Serra, Vitória e Rio Branco AC.

O encontro teve o intuito de promover um alinhamento entre as partes, para ajustar procedimentos e adoção de novas estratégias de prevenção de conflitos, além de possíveis punições nas esferas criminal e esportiva para os infratores.

“Foi uma reunião provocada pela própria Federação, em virtude dos acontecimentos infelizes e recentes, de brigas fora dos estádios. Foi para montar um fluxo de trabalho, um fluxo de informações, para prevenir e diminuir riscos, pois temos que de fato tomar medidas mais enérgicas para prevenir esses conflitos fora dos estádios. Estamos alinhando as ações com a SESP, mas a princípio solicitamos um efetivo maior nas saídas dos jogos e vai ter um canal direto com a Polícia Civil para identificação desses torcedores”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Os órgãos de segurança pública pediram a colaboração de todos os envolvidos no futebol capixaba para o compartilhamento de informações e para identificação de infratores. Qualquer pessoa pode realizar denúncias por meio do 181.

“A reunião é importante para alinhar a questão da segurança no entorno dos estádios, que é nossa função da Secretaria de Segurança. Então, foi importante para ter uma visão melhor de como a gente pode melhorar para dar mais segurança a quem vai aos estádios. Foi dado bons encaminhamentos, como tratar a questão investigatória, de abertura de inquéritos, para apurar quem são as pessoas que vão aos estádios para criar tumultos, e deixar a Secretaria aberta para debates e criação de protocolos. É muito importante que as denúncias cheguem, pois só assim é possível fazer abertura de procedimentos. O 181 é o nosso canal, mas claro que a colaboração dos clubes é fundamental”, afirma o Gerente de Operações Integradas, da Subsecretaria de Estado de Comando e Inovação da SESP, coronel Sebastião Biato Filho.

“É necessário identificar os infratores, registrar a ocorrência na delegacia. E nós, com a colaboração dos clubes, vamos instaurar o procedimento. Em relação à última ocorrência no Kleber Andrade (confronto entre torcidas da Desportiva Ferroviária e do Rio Branco AC), já faremos de imediato essa investigação para identificação e, desta forma, poder prosseguir com este procedimento nos próximos jogos”, disse a Delegada Andreia Maria Pereira dos Santos, da superintendência de Polícia Regional Metropolitana, da Polícia Civil.

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 15
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES Sub 17
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES Sub 20 - Quartas de Final
Emilio Nemer, Castelo

Estadual Série B
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série B
Justiniano de Mello e Silva, Colatina

Copa ES Sub 20 - Quartas de Final
Gil Bernardes, Vila Velha

Copa ES Sub 20 - Quartas de Final
Campo do MEC, Serra

Copa ES Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra