Reunião na SESP levantou medidas para combater a violência no futebol capixaba

10 de fevereiro de 2026

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

Em razão dos recentes casos de violência entre torcedores no futebol capixaba, aconteceu, na manhã desta terça-feira (10), uma reunião na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) envolvendo órgãos competentes sobre o assunto: SESP, Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, além de seis clubes (Desportiva Ferroviária, Porto Vitória, Rio Branco SAF, Serra, Vilavelhense e Vitória).

O encontro, solicitado pela FES, teve o intuito de unir forças e buscar soluções para impedir que esses episódios ocorram dentro e fora dos estádios, com o objetivo de preservar a segurança dos verdadeiros torcedores e punir os responsáveis. Na reunião, que durou cerca de 2h30, todas as partes trouxeram informações sobre o que vem acontecendo, falaram sobre o que já está sendo adotado e sugeriram medidas legais para esse enfrentamento. Também foram reproduzidos vídeos que mostram episódios recentes de brigas entre torcidas.

Tudo isso resultou na criação de quatro grupos de trabalho, que vão reunir órgãos competentes para discutir pontualmente os seguintes tópicos em novas reuniões: elaboração de campanhas, questões jurídicas, protocolo das forças de segurança e logística no entorno dos estádios. Outras medidas adotadas serão anunciadas posteriormente pelos órgãos.

“Foi uma importante reunião, com a presença de diversos atores. Foram dadas várias diretrizes em busca de um entendimento melhor, de um protocolo melhor de segurança, visando mais segurança para os nossos torcedores e nossas equipes. Então, vamos dar encaminhamento agora a essas ações e, em breve, teremos ações efetivas visando um ambiente melhor para todos dentro e no entorno das nossas praças esportivas”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.

O Subsecretário de Estado de Comando e Integração, Guilherme Pacífico, que conduziu o diálogo, afirmou que o Governo do Estado do Espírito Santo quer solucionar o problema: “O futebol capixaba é de suma importância para os capixabas. E garantir a segurança para o entretenimento, o esporte e o lazer, para que as pessoas desfrutem disso é o ideal, e essa reunião teve esse condão. Foram extraídas diversas ações de trabalho para todos, para que a gente possa aperfeiçoar e trazer cada vez mais segurança àqueles torcedores que vão para desfrutar do futebol capixaba. A gente vai aperfeiçoar a expertise de cada ente para que dê contribuição: seguimento jurídico, aperfeiçoamento das forças de segurança – dialogando com os protocolos municipais no entorno do estádio -, utilização de tecnologias – como no caso do reconhecimento facial –, o respeito às leis do esporte, o cadastramento das torcidas organizadas, mas principalmente, o grande mote disso é a integração de todos para o fortalecimento da prática esportiva do nosso Estado”.

Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES), Joel Nunes de Menezes Júnior lembra que esses episódios prejudicam os clubes e fala da contribuição do Tribunal: “Os recentes episódios nos trouxeram uma preocupação muito grande sobre esses casos de violência que atrapalham o futebol, que trazem prejuízos não somente aos clubes, mas a todo o espetáculo. Então, fizemos uma reunião importante, onde todos os atores envolvidos puderam contribuir e saímos daqui cada um com sua tarefa para traçar objetivos e buscar soluções para que esses episódios possam ser evitados e, caso ocorram, que sejam devidamente punidos nas esferas competentes. O TJD tem, de uma forma geral, uma competência limitada às situações éticas disciplinares estabelecidas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Em razão disso, nossa atuação fica um pouco limitada em relação às sanções aos torcedores, nossa relação fica mais próxima aos clubes e à federação. Diante disso, a gente contribui trazendo essa bagagem acumulada de conhecimento para que as forças de segurança, a Justiça e o próprio Ministério Público possam buscar a responsabilização penal dos envolvidos”.

Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-ES, Vitor Manuel Sarnaglia acredita que o diálogo tenha sido produtivo: “Primeiramente, parabenizar pela iniciativa desse diálogo. Foi uma reunião extremamente produtiva com encaminhamentos e criações de grupos de trabalho para delimitar e otimizar esse tipo de serviço, para qualificar também os profissionais que estão envolvidos e, consequentemente, para a gente trazer medidas rápidas e eficazes para solucionar isso. O principal prejudicado não é nem só os clubes, mas o capixaba. A gente tanto batalha para crescer no cenário esportivo e vem sendo feito um trabalho extraordinário pela federação e pelos demais envolvidos”.

Presidente da Desportiva Ferroviária, Carlos Farias falou sobre o quanto esses episódios prejudicam os clubes. Na semana passada, a própria Desportiva foi punida pelo TJD-ES (multa de R$ 7 mil e três jogos com portões fechados para torcida), em razão da invasão de torcedores ao vestiário do time visitante (Vilavelhense), na 3ª rodada do Capixabão. O clube, entretanto, vem contribuindo com as investigações da Polícia Civil sobre esse e outros casos ocorridos.

“É muito importante essa reunião, que envolveu vários órgãos e clubes. É necessário realmente que a gente trabalhe na identificação dessas pessoas envolvidas nesses e em tantos outros episódios. Não dá para esperar que os clubes continuem a ser punidos e as pessoas que cometem esses fatos lamentáveis continuem impunes”, concluiu o presidente grená.


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha