Clubes e FES realizam a primeira reunião do Conselho Arbitral da Copa ES 2026, que começa em abril

26 de janeiro de 2026

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

A semana do futebol capixaba começou com a primeira reunião do Conselho Arbitral da Copa Espírito Santo 2026. Representantes de clubes e da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) se reuniram nesta segunda-feira (26), no hotel Golden Tulip Porto Vitória, na capital, para tratar sobre a competição, que tem início previsto para 11 de abril.

Caxias, GEL, Linhares FC, Porto Vitória, Rio Branco SAF, SC Brasil Capixaba, Vilavelhense e Vitória estiveram presentes nessa primeira reunião, conduzida pelo presidente da FES, Gustavo Vieira. Entretanto, esses e outros clubes interessados ainda precisam confirmar, até o dia 12 de fevereiro, a participação no campeonato, por meio de termo de compromisso.

Para disputar Copa ES, o time precisa ter participado da Série A do Campeonato Capixaba ou se comprometer a jogar a Série B estadual, que acontecerá no segundo semestre. Além disso, não poderá ter nenhuma pendência junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) ou qualquer impedimento para registro de atletas.

Também no dia 12 de fevereiro, o clube precisa indicar, de maneira formal, o local onde irá mandar seus jogos, apresentando termo de cessão ou contrato de locação do estádio. Na segunda fase da Copa ES, só poderão ser utilizados os estádios que receberam jogos do Capixabão Série A deste ano e que, por isso, estão devidamente regularizados, aprovados por vistorias da FES e aptos a receber as estruturas de transmissão da TVE Espírito Santo.

Diretor geral da Fundação Carmélia, responsável pela TVE Espírito Santo, Igor Pontini esteve na reunião e falou sobre a organização da emissora estatal para transmitir mais uma vez o torneio.

A fórmula de disputa e outras questões sobre a Copa ESserão definidas na segunda reunião do Conselho Arbitral, marcada para 20 de fevereiro. Depois disso, a tabela e o regulamento serão publicados, no site da FES, até o dia 26 de fevereiro.

O campeão da Copa ES garante vaga na Série D do Brasileiro de 2027. O vice-campeão fica com a vaga para a Copa Centro-Oeste/Copa Verde ou Copa Sudeste (a FES aguarda a definição da CBF sobre qual torneio regional o Espírito Santo irá disputar em 2027).  

O que dizem os clubes

O Vitória encara essa competição com enorme importância. Inclusive, a do ano passado foi a que nos deu essa condição de estar disputando os campeonatos nacionais deste ano. Então, o Vitória vem com toda a força, com um time com condições de ser campeão. O Vitória entra, neste ano, tendo como meta conquistar todos os títulos. O Vitória o atual campeão da Copa ES e a gente vai fazer todo o esforço para tentar conquistar o bicampeonato consecutivo”, acredita o presidente do Vitória, José Augusto Mattos.

“Vejo que a competição, cada vez mais, vem evoluindo na qualidade e em todo o processo, em competitividade. A gente foi vice-campeão no ano passado, fomos campeões no ano retrasado, e com certeza vamos entrar com força total porque essa competição é tão grande como o Estadual”, afirma o presidente do Porto Vitória, Vinicius Coelho.

“Acho que vai ser mais um campeonato muito legal, o Rio Branco certamente vai participar. Todos os campeonatos da federação são muito bem organizados, a gente tem aqui um espaço democrático para escolher os modelos de participação. Então, o Rio Branco, mais uma vez, está muito animado para disputar a Copa Espírito Santo”, disse o CEO do Rio Branco SAF, Renato Antunes.

“Prazer imenso participar da reunião. Nós vamos sim participar da Copa Espírito Santo, viemos nesse primeiro arbitral para saber sobre a disputa, sobre os estádios e todas as outras informações, o Sport está atento sobre isso. Vamos disputar também o Capixabão Série B, que é o nosso carro-chefe, para que a gente possa subir para a primeira divisão. A gente vem fazendo um belíssimo trabalho, uma bela gestão do Mário César, gerente de futebol, e estamos nos preparando para fazer um ‘time laboratório’ na Copa Espírito Santo para que, na Série B do Capixabão, a gente possa contratar as peças importantes e fundamentais para disputar o título”, afirma Fabricio Rodrigues, representante do SC Brasil Capixaba na reunião.


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha