FES realiza a primeira reunião do Conselho Arbitral do Capixabão 2026, que tem fórmula de disputa mantida

13 de outubro de 2025

Foto: Henrique Montovanelli /FES

A primeira reunião do Conselho Arbitral do Capixabão 2026 aconteceu na tarde desta segunda-feira (13), no hotel Golden Tulip Porto Vitória, na capital, definindo a fórmula de disputa e outras questões importantes sobre a competição. O evento contou com a presença de representantes dos clubes, da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e do Governo do Estado, que deram uma importante notícia para o futebol capixaba.

Por unanimidade, os clubes votaram pela manutenção da fórmula de disputa do campeonato. Na primeira fase, portanto, todos os 10 clubes se enfrentam em turno único (nove rodadas). Os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão estadual, enquanto os oito primeiros avançam para o mata-mata. As quartas de final, as semifinais e as finais acontecem em jogos de ida e volta.

Durante todo o mata-mata, os clubes que tiveram melhor colocação na primeira fase terão o mando de campo da segunda partida. Além disso, apenas nas quartas de final, essas equipes terão também a vantagem do empate na soma dos placares dos dois jogos. Essa é a única mudança no regulamento, que foi aprovada pela maioria dos clubes. Nas semifinais e nas finais, em caso de empate na soma dos dois jogos, a disputa vai para os pênaltis.

O campeonato, portanto, terá as mesmas 15 datas e 59 partidas disputadas. A distribuição de vagas para as competições nacionais no Capixabão também permanece igual. O campeão garante vagas para a Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde (Centro-Oeste), e o vice-campeão também se classifica para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Capixaba SC, Desportiva Ferroviária, Forte FC, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco AC SAF, Rio Branco FC, Serra, Vilavelhense e Vitória são as equipes que disputam o título do Capixabão 2026, além dessas vagas para os torneios nacionais. A tabela da competição será definida por sorteio, a ser realizado futuramente.

“Foi definida a manutenção da fórmula de disputa. Em virtude do calendário nacional, a gente não tem uma margem para estar fazendo um formato diferente de competição. Inclusive, a gente está estendendo em quatro semanas além do prazo determinado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que são 11 datas e a gente está fazendo em 15 datas” explica o presidente da FES, Gustavo Vieira, que também comemorou a renovação de contrato de transmissão com a TVE Espírito Santo, a emissora pública dos capixabas, que novamente se prepara para transmitir todos os jogos do Capixabão.

“É importantíssimo, dá previsibilidade, tranquilidade para a gente fazer nosso planejamento, assim como os clubes. É um investimento importante do Governo do Estado. São praticamente R$ 7,5 milhões nos próximos três anos. São três anos de contrato, com R$ 2,5 milhões por ano, reajustado pelo índice inflacionário, então é um investimento importantíssimo do Governo do Estado. Fica o nosso agradecimento ao governador Renato Casagrande e à toda a sua equipe”, disse Gustavo.

A notícia da renovação de contrato foi dada pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que participou da abertura da reunião. José Carlos Nunes, Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Fernando Campanha, Subsecretário da Casa Civil do Estado, Flávia Mignone, Secretária de Comunicação, e Igor Pontini, diretor geral da Fundação Camélia, também estiverem presentes.

“Cumprimentar a federação, nossos dirigentes e todos os nossos times de futebol do Espírito Santo, para dizer aqui da nossa gratidão, do reconhecimento do que nós temos pelo trabalho que é desenvolvido em todo o Espírito Santo. E é por conta disso mesmo que, mais uma vez, estamos renovando toda a nossa confiança no futebol capixaba. E eu tenho dito e afirmado: enquanto Casagrande e eu, Ricardo Ferraço, estivermos liderando esse Estado não faltará meios, condições e recursos para que nosso futebol possa continuar levando muita alegria, felicidade e que continue marcando muitos gols”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.

 

 

 

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Complexo Esportivo Hermínio Brás, Santa Leopoldina

Estadual Série A - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20
Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu

Estadual Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Série A - Quartas de Final
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final
Municipal Almiro Ofranti, Vargem Alta

Estadual Sub 20
Gil Bernardes, Vila Velha