Sorteio da Copa do Brasil Feminina: Prosperidade enfrenta o Operário-MT, na 1ª fase do torneio
Fotos: Rafael Ribeiro/CBF
Campeão capixaba no ano passado, o Prosperidade disputará mais uma competição nacional em 2025, também pela primeira vez. A equipe capixaba, que está fazendo boa campanha em sua estreia no Brasileirão Feminino A3, conheceu sua adversária da primeira fase da Copa do Brasil.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, nesta sexta-feira (09), o sorteio para a definição dos confrontos e as bolinhas colocaram o Operário-MT no caminho das capixabas. O confronto, válido pelo Grupo 8, será decidido em jogo único, com mando de campo do time mato-grossense. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão da vaga vai para os pênaltis. A tabela detalhada, com data, horário e local do jogo ainda será publicada para CBF, mas os jogos dessa fase estão previstos para o dia 28 de maio.
A última edição da Copa do Brasil Feminina ocorreu em 2016 e a volta do torneio é considerada um marco para o fortalecimento do futebol feminino no Brasil. Com participação de 65 clubes, a competição será disputada entre 21 de maio e 19 de novembro, com oito fases, todas no formato mata-mata e com partidas únicas. O primeiro confronto do torneio será entre Juventude (SE) e Paraíso (TO), válido pela fase preliminar.
“A gente parou aqui para assistir ao sorteio. Vai ser uma viagem longa (risos). A gente queria muito que fosse em casa, mas sorteio é assim. Sabemos que o Operário é um time forte, que assim como a gente também está na Série A3 e com chance de classificar. Nossa cabeça hoje está voltada para o jogo de amanhã do Brasileiro e depois a gente vai estudar melhor esse adversário. Mas nossa campanha no Brasileiro mostra que a gente pode classificar na Copa do Brasil. Esses são nossos objetivos desde o início do ano, classificar no Brasileiro e passar da primeira fase da Copa do Brasil”, diz o presidente do Prosperidade, Douglas Marin.
“Por coincidência, muitas atletas do Prosperidade já disputaram a Copa do Brasil lá atrás, antes desse hiato sem essa competição. E para o Prosperidade, representar o nosso Estado nessas competições nacionais tem sido uma felicidades muito grande e desafiador também. A gente está se dedicando muito para tentar fazer bonito”, concluiu Douglas.
O Prospê faz boa campanha na Série A3 do Brasileiro e decide, neste sábado (10), a classificação para a segunda fase da competição, ao enfrentar o Doce Mel-BA, às 15h, no estádio Waldomiro Borges, em Jequié, na Bahia.
A equipe capixaba é a vice-líder do Grupo A8, com os mesmos 4 pontos do líder Doce Mel-BA, que está na frente pelo saldo de gols (3 contra 1). No mesmo grupo, o Juventude-SE ocupa a terceira posição, com um ponto, nenhuma vitória e saldo negativo de um gol, e o Atlético de Alagoinhas-BA está na quarta posição, com um ponto, nenhuma vitória e saldo negativo de três gols.
Por isso, o Prosperidade garante a classificação para a próxima fase com vitória ou empate na Bahia. Mas também pode avançar mesmo com derrota. Para isso, dependeria de um empate entre Juventude-SE e Atlético de Alagoinhas-BA, ou que nenhuma dessas equipes vença e supere as capixabas no saldo de gols.
Copa do Brasil Feminina – Fase preliminar
GRUPO 1 – Juventude (SE) x Paraíso-TO
Copa do Brasil Feminina – 1ª Fase
GRUPO 2 – Ipojuca (PE) x Atlético (BA)
GRUPO 3 – Toledo (PR) x Brasil de Farroupilha (RS)
GRUPO 4 – Pinda Ferroviária (SP) x São Raimundo (RR)
GRUPO 5 – Realidade Jovem (SP) x Recanto (AM)
GRUPO 6 – Ceará (CE) x Rolim de Moura (RO)
GRUPO 7 – Tuna Luso (PA) x CRESSPOM (DF)
GRUPO 8 – Operário (MT) x Prosperidade (ES)
GRUPO 9 – Mixto (PB) x Operário (MS)
GRUPO 10 – Vila Nova (GO) x Atlético Piauiense (PI)
GRUPO 11 – Doce Mel (BA) x Iape (MA)
GRUPO 12 – Tarumã (AM) x Juventude (SE) ou Paraíso (TO)
GRUPO 13 – Criciúma (SC) x Pérolas Negras (RJ)
GRUPO 14 – Ypiranha (AP) x Galvez (AC)
GRUPO 15 – UDA (AL) x Coritiba (PR)
GRUPO 16 – Manaus (AM) x Guarani de Paripueira (AL)
GRUPO 17 – Itabirito (MG) x União (RN)