FES e clubes realizam primeira reunião do Conselho Arbitral sobre o Capixabão Série B 2025
A formatação do Capixabão Série B 2025 começou a ser debatida na tarde desta quinta-feira (10), na primeira reunião do Conselho Arbitral sobre a disputa, que vale duas vagas para a primeira divisão estadual do ano que vem. A reunião com os clubes interessados aconteceu de forma antecipada e virtual, promovida pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).
Castelo, Estrela do Norte, GEL, Serra, Pinheiros e SC Brasil Capixaba participaram da reunião. Ordem e Progresso FC também esteve presente, representado por Júlio César Nogueira e pelo Secretário de Esportes de Bom Jesus do Norte, Camilo Coelho, mas o clube ainda está em processo de regularização na FES, para voltar às suas atividades profissionais.
No momento, apenas Linhares FC, GEL, Serra, Forte FC e SC Brasil Capixaba estão confirmados no Capixabão Série B 2025, em virtude de suas participações na Copa ES ou no Estadual Sub-20 deste ano. As demais equipes têm até o dia 22 de maio para entrarem oficialmente na disputa, por meio de termo de compromisso, documento pelo qual também terão que indicar o estádio onde irão mandar seus jogos, com todos os laudos necessários.
O Capixabão Série B tem início programado para o dia 09 de agosto e sua fórmula de disputa será definida na próxima reunião do Conselho Arbitral, que acontecerá na primeira semana de junho. Depois disso, a tabela e o regulamento serão publicados no site da FES, até 26 de junho.
Mas ao contrário do campeonato do ano passado, a disputa deste ano não terá restrições quanto à utilização de atletas com idade acima de 23 anos. Na reunião desta quinta-feira (10), após sugestão da FES, os times já votaram de maneira unânime contra essa norma que existiu no regulamento anterior.
“Se planejam para a bola rolar no dia 09 de agosto, com estádios de pelo menos mil lugares, na primeira fase, e no mínimo 2 mil lugares, na segunda fase. E também suas contratações, sendo aberta para qualquer idade. A Série B do Campeonato Capixaba é muito importante e a gente vai apoiar integralmente a competição. Vamos custear arbitragem, vai ter patrocínio, vai ter transmissão da TVE e apoio total da Federação”, disse o presidente da FES, Gustavo Vieira.
Gustavo também informou que a entidade vai viabilizar a utilização do árbitro de vídeo (VAR Light) a partir das semifinais da competição. Além disso, o diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, que estava na reunião, confirmou que a TVE se planeja para transmitir um jogo por rodada, na primeira fase, e todos os jogos a partir das semifinais.
Os presidentes do Estrela do Norte, Anderson Grasseli, e do Castelo, Leonardo Valle, agradeceram o planejamento antecipado sobre o campeonato.
“Muito bom esse primeiro arbitral ter sido antecipado, para a gente se organizar, não só financeiramente, mas para ter um norte de como será a competição. Eu apoio um campeonato sem limitações de idade, fica muito melhor para contratações. Agora, a gente vai ter quase dois meses para se organizar e confirmar presença”, disse o Anderson.