FES e clubes realizam primeira reunião do Conselho Arbitral da Copa Espírito Santo

4 de fevereiro de 2025

Representantes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e de 14 clubes realizaram, na tarde desta terça-feira (04), a primeira reunião do Conselho Arbitral da Copa Espírito Santo 2025. Capixaba SC, CTE Colatina, Desportiva Ferroviária, Linhares FC, Nova Venécia, Pinheiros, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco FC, Rio Branco SAF, SC Brasil Capixaba, Serra, Vilavelhense e Vitória foram os times que participaram dessa primeira conversa sobre a disputa.

Transmitida pela TVE Espírito Santo, a Copa ES vale vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, que fica com o campeão. Além disso, pode ofertar vaga para a Copa Verde, destinada ao vice-campeão, o que ainda depende de confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O campeonato está previsto para começar no dia 19 de abril e deve ocorrer até o fim de julho. Os clubes têm até 21 de fevereiro para confirmarem participação, mediante termo de compromisso. Aqueles que não possuem estádio próprio também precisam apresentar um termo de cessão de estádio, documento que comprova que o clube tem acordo para utilização da praça esportiva informada por ele.

Também só serão aceitos estádios previamente vistoriados pela FES e que possuam os laudos necessários. Para a primeira fase, a exigência é que o estádio tenha capacidade mínima para 1 mil torcedores. No mata-mata, será preciso ter 2 mil lugares. E para a final, a exigência será de 3 mil lugares.

Assim como nos últimos anos, para disputar a Copa ES, o clube precisa participar da Série A ou da Série B do Campeonato Capixaba do mesmo ano.

Uma nova reunião do Conselho Arbitral está marcada para 25 de fevereiro, para definição da fórmula de disputa. A FES informou que a competição vai contar novamente com o VAR Light (árbitro de vídeo), pelo menos nas fases semifinais e finais. A entidade planeja publicar a tabela e o regulamento no dia 06 de março.

“A Copa Espírito Santo é uma competição muito importante para a federação e para os clubes, para dar continuidade no trabalho das equipes, para que esses clubes permaneçam em atividade. E é uma competição que dá vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Então, contamos com a participações de todos vocês”, disse na reunião o presidente da FES, Gustavo Vieira.

No ano passado, o Porto Vitória foi o campeão da Copa ES e comemorou seu primeiro título na categoria profissional. A equipe alviverde superou o Vitória por 1 a 0, com gol de Patrick, na final única disputada no estádio Kleber Andrade.

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Emilio Nemer, Castelo

Estadual Série A
Conilon, Jaguaré

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica