Liz é a primeira menina a jogar entre meninos, em competições oficiais da FES no Espírito Santo

21 de outubro de 2023


Fotos: Henrique Montovanelli/FES

A rodada do Campeonato Capixaba Sub-13 proporcionou um momento especial e histórico para o futebol feminino no Estado. Uma menina jogou entre meninos, pela primeira vez em competições oficiais organizadas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

Foi a Liz Valverde Olímpio Rhem, zagueira de 13 anos do Porto Vitória, que ajudou a equipe a superar a Desportiva Ferroviária por 2 a 1, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, na manhã deste sábado (21). Sem se intimidar, ela jogou toda a partida, ganhou divididas, travou um chute dentro da pequena área e mostrou eficiência nos passes.

Fico muito feliz, espero que eu possa abrir oportunidades para várias meninas também poderem participar. Espero que elas possam jogar e se divertir igual a mim. Acho que eu joguei bem, o time também, só que é sempre melhorar para que a gente possa, cada vez, fazer mais atuações boas”, comemorou Liz, com um sorriso largo no rosto.  

“Jogo futebol desde 2018 (com oito anos), em escolinhas, e o Porto Vitória é meu primeiro time. Eu comecei por causa do meu irmão (Pedro), que é goleiro. Eu queria também jogar e aí eu estou me divertindo”, explicou.

Pais da Liz, o advogado Luciano Olímpio, de 52 anos, e a empresária Polyana Valderde, de 49, viram da arquibancada a ótima atuação da filha.

“Foi uma alegria, sobretudo porque a gente enxerga que hoje o mundo está cada vez mais aberto para esse momento das mulheres. Elas viveram a proibição em relação ao futebol. E hoje você ter oficialmente a possibilidade de uma menina jogar com meninos é, sem dúvidas nenhuma, uma perspectiva que se abre para um novo mercado, uma inserção, e um fomento para o crescimento do futebol feminino”, afirmou o pai.

A participação da Liz no Estadual Sub-13 foi possível porque em 08 de março deste ano (Dia da Mulher), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulamentou o futebol misto em competições amadoras e a FES seguiu essa diretriz.

“Estamos seguindo uma orientação da CBF, que foi uma decisão acertada visando o fomento do futebol feminino no Brasil, permitindo a participação de meninas juntamente com meninos em competições amadoras, de categorias de base. A gente pretende no próximo ano, inclusive, fazer uma competição de base para a categoria feminina, além do Estadual que nós já realizamos na categoria adulta. Estamos estudando se vai ser sub-17 ou sub-20, mas possivelmente sub-20”, explica e revela o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Com isso, estamos tentando incentivar a participação de meninas nos nossos campeonatos, que os nossos filiados façam também as categorias de base em seus clubes e, com isso, fomentar o futebol feminino no Espírito Santo”, conclui Gustavo.

 

 

 


Próximos jogos

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 20 - Semifinal
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
CT da Coruja Azul, Linhares