Com 12 times e início em 26 de agosto, Capixabão Série B Sicoob tem grupos definidos

14 de junho de 2023

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

Doze times de diversas regiões do Estado na busca pelo sonhado acesso à elite do futebol capixaba. Assim será o Capixabão Série B Sicoob 2023, que teve o seu segundo arbitral realizado na tarde desta quarta-feira (14), no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, em Vitória-ES.

No evento promovido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), os representantes dos clubes e da FES debateram e aprovaram a fórmula de disputa da competição, que começa no dia 26 de agosto.

A primeira fase terá duas chaves com seis times em cada, que se enfrentam entre si em turno único. Os quatro melhores de cada grupo conquistam a classificação para o mata-mata.

As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois finalistas comemoram o acesso e disputam o título em jogo único realizado preferencialmente no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

A formatação das chaves seguiu o critério geográfico, entretanto um sorteio foi realizado para que uma equipe das regiões Centro ou Sul integrasse a Chave Centro-Norte, no caso o Tupy, além da definição dos confrontos das rodadas.

Dessa forma, a Chave Centro-Sul foi composta por: Aster Brasil, Capixaba SC, Castelense, GEL, Rio Branco FC e Sport CBC. E a Chave Centro-Norte por: CTE Colatina, Jaguaré, Linhares FC, Pinheiros, São Mateus e Tupy.

A tabela e o regulamento serão publicados no dia 28 de junho. Para diminuir os custos para os filiados, a FES novamente vai arcar com despesas de taxas de arbitragem e distribuição de bolas e coletes. A entidade também vai promover uma palestra preparatória para os clubes sobre as novas regras de arbitragem.

A competição tem mais uma vez o naming rights do Sicoob, instituição financeira cooperativa parceira do futebol capixaba, e o importante apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e da TVE, que tem os direitos de transmissão. A bola utilizada será da Kagiva.

“É a última competição do nosso calendário profissional, uma competição muito importante. Tem 12 equipes de todas as regiões do Estado e a expectativa é muito boa, temos o patrocínio do Sicoob, pelo menos uma partida por rodada transmitida pela TVE. Então, temos todos os ingredientes de uma grande competição, que vai ser muito disputada e que vai cumprir seu papel social também, de inserção de jovens atletas no mercado profissional do futebol e jovens árbitros também serão testados”, avalia o presidente da FES, Gustavo Vieira.

Clubes avaliam o Capixabão Série B Sicoob

“Achei que ficou bom para todos os clubes, com o apoio da Federação. Vamos estrear contra o São Mateus é sempre um clássico interessante, já começa quente o campeonato. E a gente espera que as praças esportivas estejam com bastante público, que a gente consiga entregar um produto da altura que o futebol capixaba merece”, afirma Wanderson Lins, presidente do Linhares FC.

“Acredito que está bem equilibrada a competição, que tem clubes tradicionais e clubes novos buscando o acesso. Nosso trabalho é sempre revelar novos talentos e acredito que a gente possa fazer uma boa participação visando o acesso”, diz Cleiton Marcelino, gerente de futebol do Aster Brasil.

“Fizemos o planejamento para disputar a Copa ES e a Série B do Campeonato Capixaba, que é a competição mais importante do calendário do clube porque visa o acesso e o clube precisa subir”, afirma Fabrício Rodrigues, técnico do Sport CBC.

“Fizemos uma programação no retorno das atividades profissionais do clube e acertamos também na base. Nosso time é muito novo e está dando certo na Copa ES. No futebol capixaba todos os jogos são muito disputados, mas vamos tentar fazer um elenco muito forte para tentar o acesso”, explica Fabrício Hubner, gerente de futebol do Rio Branco FC.

CHAVE CENTRO-SUL*

1ª Rodada (26/08)

– Rio Branco FC x Castelense

– Capixaba SC x GEL

– Sport CBC x Aster Brasil

2ª Rodada (02/09)

–  Aster Brasil x Capixaba SC

– Castelense x Sport CBC

– GEL x Rio Branco FC

3ª Rodada (09/09)

– Rio Branco FC x Aster Brasil

– Capixaba SC x Sport CBC

– GEL x Castelense

4ª Rodada (16/09)

– Aster Brasil x GEL

– Capixaba SC x Castelense

– Sport CBC x Rio Branco FC

5ª Rodada (23/09)

– Rio Branco FC x Capixaba SC

– Castelense x Aster Brasil

– GEL x Sport CBC

CHAVE CENTRO-NORTE*

1ª Rodada (26/08)

– CTE Colatina x Tupy

– São Mateus x Linhares FC

– Jaguaré x Pinheiros

 2ª Rodada (02/09)

– Pinheiros x São Mateus

– Tupy x Jaguaré

– Linhares FC x CTE Colatina

 3ª Rodada (09/09)

– CTE Colatina x Pinheiros

– São Mateus x Jaguaré

– Linhares FC x Tupy

 4ª Rodada (16/09)

– Pinheiros x Linhares FC

– São Mateus x Tupy

– Jaguaré x CTE Colatina

5ª Rodada (23/09)

– CTE Colatina x São Mateus

– Tupy x Pinheiros

– Linhares FC x Jaguaré

*Tabela sujeita a alterações. A tabela  e o regulamento serão publicados oficialmente no site da FES no dia 26 de junho.


Próximos jogos

Copa ES - 2ª Fase
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 11 - Semifinal
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Sub 13 - Semifinal

Copa ES - 2ª Fase
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 13 - Semifinal
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES - 2ª Fase
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 11 - Semifinal
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Feminino - Final