FES parabeniza Ednaldo Rodrigues por nomeação ao Conselho da FIFA

17 de março de 2023

Foto: Harold Cunningham/FIFA

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) parabeniza o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pela nomeação ao Conselho da Fifa, órgão máximo do futebol mundial. Ednaldo assumiu o cargo oficialmente na quinta-feira (16), em participação no 73º Congresso da Fifa, que elegeu o presidente Gianni Infantino para mais quatro anos de mandato.

“Ficamos felizes com a nomeação do presidente Ednaldo Rodrigues no conselho da FIFA. Nosso presidente tem uma longa e respeitada trajetória no futebol e vem desenvolvendo excelente trabalho à frente da presidência da nossa confederação e conta com nosso total apoio”. Comentou o Presidente da FES, Gustavo Vieira.

Ednaldo foi apresentado por Infantino aos 211 delegados nacionais presentes no Congresso, que acontece em Ruanda. O brasileiro foi eleito para o cargo por unanimidade pela Conmebol, na quarta-feira (15).

“‘Estou muito feliz pela confiança de todos os integrantes da Fifa e dos meus pares na Conmebol pelo apoio ao meu trabalho de reconstrução do futebol brasileiro, neste meu primeiro ano no comando da CBF. A Fifa pode contar com a minha lealdade, dedicação e meu profissionalismo durante esse novo mandato. Vou trabalhar dentro da filosofia do futebol mundial, em prol de todas as bandeiras que possam fazer o futebol um mundo melhor. Muito obrigado”, disse Ednaldo, sendo aplaudido por todos.

O Conselho da Fifa é formado por 37 integrantes e é o responsável pelas decisões estratégicas da entidade para o futebol mundial. Além de Gianni Infantino, oito vice-presidentes e outros 28 membros eleitos pelas associações filiadas integram o órgão. Cada integrante tem um mandato de quatro anos e pode ser reeleito mais duas vezes.

Ednaldo é formado em Ciências Contábeis e trabalhou como executivo de multinacionais na iniciativa privada. No futebol, começou a carreira nos anos 70 como jogador do União Atlético Clube, time amador de Vitória da Conquista, cidade do interior da Bahia, e dirigiu o clube em seguida. Nos anos 80, foi eleito presidente da Liga Conquistense de Desportes Terrestres.

Nos anos 90, Ednaldo foi diretor de várias áreas na Federação Bahiana de Futebol, até que, em 2000, venceu eleição para comandar a Federação. Depois de três reeleições por aclamação, deixou o cargo em 2018, quando se tornou um dos vices da CBF.

Ednaldo foi eleito presidente da CBF em março do ano passado, tornando-se o primeiro presidente negro da entidade fundada há 108 anos. Ele também é o primeiro nordestino a ocupar o cargo.


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha