Copa ES começa em maio, com participação de 13 times e valendo vagas para Série D e Copa Verde

27 de fevereiro de 2023

Enquanto a bola rola no Capixabão 2023, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) já trabalha na organização da Copa Espírito Santo. A competição deste ano terá a participação de 13 clubes, levando o campeão para a Série D do Campeonato Brasileiro e o vice-campeão para a Copa Verde, competições nacionais de 2024.

Representantes dos clubes e da FES se reuniram remotamente na tarde desta segunda-feira (27), em novo arbitral sobre o campeonato. Entraram na disputa: Atlético Itapemirim, G.E.L., Linhares FC, Nova Venécia, Pinheiros, Porto Vitória, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Real Noroeste, São Mateus, SC Brasil Capixaba, SC Capixaba e Serra.

A fórmula de disputa será a mesma das últimas edições, modelo proposto pela FES. Os 13 times serão divididos em duas chaves – uma com sete e outra com seis -, que serão definidas por sorteio em arbitral na próxima sexta-feira (03).

Depois de turno único, quatro times de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A final terá jogo único no estádio estadual Kleber Andrade, com operação e despesas a cargo da Federação.

A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES no dia 08 de março e a competição está prevista para começar no dia 06 de maio. A Copa ES será novamente transmitida pela TVE, nos canais de TV, YouTube e Facebook da emissora estatal.

No arbitral desta segunda-feira, o presidente da FES, Gustavo Vieira reafirmou que os estádios precisam apresentar boas condições de gramado e de instalações, como vestiários, bancos de reservas e arquibancadas, e que novas vistorias serão realizadas nesse sentido, podendo impedir a realização de jogos em locais inadequados.

A Copa ES do ano passado terminou com um clássico Vi-Rio eletrizante, no Kleber Andrade. O Vitória ficou com o título ao superar o Rio Branco AC nos pênaltis, após empate em 1 a 1. A final também ficou marcada pela primeira utilização do sistema de árbitro de vídeo (VAR) no futebol capixaba.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Copa ES Sub 20

Estadual Sub 20
Campo do Univila, Colatina

Estadual Sub 20
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 20
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A - Quartas de Final

Estadual Série A - Quartas de Final

Estadual Série A - Quartas de Final