Copa ES começa em maio, com participação de 13 times e valendo vagas para Série D e Copa Verde

27 de fevereiro de 2023

Enquanto a bola rola no Capixabão 2023, a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) já trabalha na organização da Copa Espírito Santo. A competição deste ano terá a participação de 13 clubes, levando o campeão para a Série D do Campeonato Brasileiro e o vice-campeão para a Copa Verde, competições nacionais de 2024.

Representantes dos clubes e da FES se reuniram remotamente na tarde desta segunda-feira (27), em novo arbitral sobre o campeonato. Entraram na disputa: Atlético Itapemirim, G.E.L., Linhares FC, Nova Venécia, Pinheiros, Porto Vitória, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Real Noroeste, São Mateus, SC Brasil Capixaba, SC Capixaba e Serra.

A fórmula de disputa será a mesma das últimas edições, modelo proposto pela FES. Os 13 times serão divididos em duas chaves – uma com sete e outra com seis -, que serão definidas por sorteio em arbitral na próxima sexta-feira (03).

Depois de turno único, quatro times de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A final terá jogo único no estádio estadual Kleber Andrade, com operação e despesas a cargo da Federação.

A tabela e o regulamento serão publicados no site da FES no dia 08 de março e a competição está prevista para começar no dia 06 de maio. A Copa ES será novamente transmitida pela TVE, nos canais de TV, YouTube e Facebook da emissora estatal.

No arbitral desta segunda-feira, o presidente da FES, Gustavo Vieira reafirmou que os estádios precisam apresentar boas condições de gramado e de instalações, como vestiários, bancos de reservas e arquibancadas, e que novas vistorias serão realizadas nesse sentido, podendo impedir a realização de jogos em locais inadequados.

A Copa ES do ano passado terminou com um clássico Vi-Rio eletrizante, no Kleber Andrade. O Vitória ficou com o título ao superar o Rio Branco AC nos pênaltis, após empate em 1 a 1. A final também ficou marcada pela primeira utilização do sistema de árbitro de vídeo (VAR) no futebol capixaba.

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 15
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia