Com participação de 18 clubes, Estadual Sub-20 tem fórmula de disputa e chaves definidas

17 de fevereiro de 2023

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) realizou, na tarde desta sexta-feira (17), novo arbitral sobre o Estadual Sub-20 deste ano, competição classificatória para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024. A reunião remota aconteceu com representantes dos clubes que confirmaram participação na competição para definição da fórmula.

Além dos 10 clubes que disputam a Série A do Campeonato Capixaba (Atlético Itapemirim, Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco AC, Serra, Vilavelhense e Vitória), cuja participação é obrigatória, outras oito equipes também entraram na disputa (Aster Brasil, CTE Colatina, G.E.L., Pinheiros, Rio Branco FC, São Mateus, SC Brasil Capixaba e SC Capixaba) e agora precisam, obrigatoriamente, jogar a Série B do Campeonato Capixaba deste ano.

Os clubes aprovaram a proposta de fórmula de disputa apresentada pela FES. Na primeira fase, os 18 times foram divididos em três chaves com seis equipes em cada, com turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam na competição. A segunda fase (quartas de final), a terceira fase (semifinal) e a final serão disputadas com jogos de ida e volta.

O critério geográfico foi o primeiro a ser considerado para a formulação das chaves, que foram completadas por sorteio entre as equipes da região da Grande Vitória.

A competição tem data prevista para início em 18 de março, e a tabela e o regulamento serão publicados no site da FES a partir da próxima semana. Para a realização da competição, a FES garante o fornecimento de bolas para os jogos, coletes para treinamento das equipes e o pagamento das taxas de arbitragem.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, agradeceu e parabenizou os clubes pela alta adesão: “Parabéns a todos vocês pela participação. Estamos felizes em ver 18 clubes participando do Estadual Sub-20. A gente está vendo um interesse maior a cada ano das equipes, nas competições de base”.

O Aster Brasil é o atual bicampeão estadual Sub-20, depois de superar o Porto Vitória na final do ano passado. As duas equipes representaram o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

CHAVE NORTE

CTE Colatina

Nova Venécia

Pinheiros

Porto Vitória*

Real Noroeste

São Matheus

CHAVE CENTRO

Aster Brasil

G.E.L.

SC Capixaba

Serra

Vilavelhense

Vitória

CHAVE SUL

Atlético Itapemirim

Desportiva Ferroviária*

Estrela do Norte

Rio Branco AC*

Rio Branco FC

SC Brasil Capixaba*

*Entraram por sorteio

 


Próximos jogos

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 17
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória