FES promove seminário sobre gramados esportivos com a engenheira agrônoma Maristela Kuhn, em setembro

24 de agosto de 2022

Foto: Conmebol/Staf Images

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) vai promover o Seminário de Gramados Esportivos Profissionais, nos dias 14 e 15 de setembro. O evento acontece estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica, com aulas teóricas e práticas.

O seminário é exclusivo para os profissionais encarregados da manutenção dos campos dos clubes e ligas filiados à FES, e tem o objetivo de proporcionar a capacitação desses funcionários. As inscrições estão abertas até o dia 09 de setembro. Clique aqui e se inscreva!

O evento será ministrado por Maristela Kuhn, engenheira agrônoma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol, e responsável técnica dos gramados de diversos clubes de futebol profissional do Brasil.

Maristela tem um vasto currículo. Ela foi coordenadora do projeto Gramados Esportivos da Copa do Mundo FIFA no Brasil, entre 2010 e 2014, período em que esteve nos estádios capixabas Kleber Andrade e Engenheiro Araripe.

A engenheira agrônoma brasileira também atuou nas duas últimas edições da Copa América (2019 e 2021), e nas Olimpíadas de 2016, além de outras grandes competições. Ela conversou com a FES para falar um pouco mais sobre o seminário e para convocar os interessados.

FES – Você vai ministrar nosso Seminário de Gramados Esportivos Profissionais, em setembro. Explique como serão essas atividades e o intuito da sua apresentação.

MARISTELA: A ideia é auxiliar a FES a capacitar melhor os técnicos que atuam no futebol profissional. A gente sabe que os gramados esportivos ainda é uma área bastante nova no Brasil, e acredito que sem educar as equipes a gente não vai ter um futebol de qualidade. Então a FES, por indicação da CBF, fez contato comigo. Meu trabalho é um trabalho de campo, treinei muitas equipes na Copa do Mundo. Essa capacitação é um legado que a FES pode fazer para melhorar seus gramados, capacitando esses profissionais.

FES – O seminário é voltado para todos os tipos de gramados?

MARISTELA: Sim, não há essa restrição. É um seminário específico para futebol profissional, para todos os tipos de gramados e níveis de trabalho. Vamos falar sobre como reformar, como melhorar a irrigação, a drenagem e as estruturas do campo, que tipos de reformas, o que vale a pena reformar, que tipos de melhorias são necessárias quando terminam as temporadas. Como a gente prepara o campo para a temporada, que tipo de corte, e como preparar o campo para as partidas.

FES – E quais são os maiores erros cometidos no cultivo e manutenção dessas gramas?

MARISTELA: Manutenção falha. Sei que tem uma questão de custo, mas o senhor que cuida do gramado é a mesmo que cuida das chuteiras dos jogadores, que limpa as arquibancadas, que faz outras atividades. Então é pouca mão de obra e mão de obra muito pouco capacitada. Pouco equipamento também.

FES – Trabalhando como coordenadora dos gramados da Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil, acredito que tenha conhecido os gramados do Kleber Andrade e do Engenheiro Araripe. Como foi sua avaliação sobre esses gramados na época?

MARISTELA: Sim, estive aí. Foi muito bom, a gente não teve problemas de erro, de atrasos. Alguns gramados demoraram a ficar prontos. Foi bem satisfatório, bem tranquilo. A grama do Kleber Andrade hoje é híbrida, igual a que o Maracanã colocou agora.

FES – Faça um convite, então, para o nosso seminário.

MARISTELA: Quero convidar a todos os profissionais envolvidos na manutenção dos gramados esportivos do Espírito Santo para participarem do seminário promovido pela Federação. Vamos passar dois dias juntos, o primeiro dia vai ter aulas teóricas e no segundo dia vamos ter uma prática, para demonstrar as atividades, e espero contar com a participação de todos esses profissionais.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória