Dois árbitros capixabas participam do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira, da CBF

26 de novembro de 2021

    

Fotos: CBF

Os árbitros Arthur Gomes Rabelo e Davi de Oliveira Lacerda, do quadro da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), foram selecionados para participarem do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB), realizado pela Escola Nacional de Arbitragem de Futebol em conjunto com Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O PRAB é um curso voltado para árbitros jovens e promissores e as atividades acontecem entre novembro e início de dezembro, em Águas de Lindóia (SP). O curso visa o desenvolvimento e a excelência da arbitragem nacional, com foco na capacitação profissional e na identificação de perfis promissores para a categoria FIFA.

Arthur, de 29 anos, participou da primeira turma, entre os dias 16 e 25 de novembro, com outros 25 árbitros de outros Estados. Davi, de 26 anos, está atuando na segunda turma, de 25 de novembro a 04 de dezembro.

“Recebemos muitas instruções voltadas para o jogo, como controle de área penal, trabalho em equipe, movimentação de campo, plano de jogo, provas teóricas de vídeos. Também teve a parte básica do protocolo do VAR, que é saber como funciona o mecanismo do VAR, as marcações, como que faz para checar as linhas, os protocolos de linguagem, e tive a oportunidade de trabalhar com o ‘VAR light’, que é voltado para jogos em Série D e Série C”, conta Arthur.

“Fiquei imensamente grato por ter sido escolhido para estar no PRAB. Era um sonho porque é uma oportunidade única na vida de qualquer árbitro que está almejando sucesso. A gente volta desse curso mais preparado, com dedicação e gana ainda maiores”, completa Arthur.

“É uma oportunidade muito grande, é agradecer a FES e a CBF. É um aprendizado e todo aprendizado é válido. São poucos que têm essa oportunidade e daqui que saem os árbitros do futuro. É dar o melhor e fazer com que cada momento aqui eu possa crescer e evoluir, são 10 dias totalmente concentrados. É uma experiência que vou levar para minha vida e carreira toda”, afirma Davi de Oliveira Lacerda.

 


Próximos jogos

Estadual Série A
Robertão, Serra

Estadual Série A

Estadual Série A
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia