Clubes e FES se reúnem em segundo arbitral do Capixabão 2022 e definem datas, fórmula e vagas em disputa

9 de novembro de 2021

Representantes de clubes e da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) se reuniram na tarde desta terça-feira (09), no hotel Golden Tulip, em Vitória, para o segundo arbitral do Capixabão 2022.

O encontro definiu questões importantes sobre a competição e contou com participação dos dez times habilitados para a disputa: CTE Colatina, Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Nova Venécia, Real Noroeste, Rio Branco AC, Rio Branco FC, Serra, Vilavelhense e Vitória.

Fórmula de disputa

Após a apresentação de três propostas, a escolha da maioria foi pela manutenção da fórmula de disputa. Assim, os 10 clubes se enfrentam em um mesmo grupo em turno único, no modelo de pontos corridos, com os oito primeiros avançando para as quartas de final.

As quartas de final será disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor classificação na primeira fase é o mandante do jogo de volta e tem a vantagem do empate na soma dos placares.

As semifinais também acontecem em dois jogos, com o time de melhor campanha na primeira fase sendo o mandante do segundo jogo. Porém, em caso de empate na soma dos placares, e disputa vai para os pênaltis. O mesmo vale para os dois jogos das finais.

Vagas em competições nacionais

O campeão do Capixabão 2022 fica com as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro 2023 e Copa do Brasil 2023. O vice-campeão também se classifica para a Série D do Campeonato Brasileiro 2023.

Assim, a Copa Espírito Santo 2022 vai valer vaga para a Copa do Brasil 2023 e para a Copa Verde 2023, para o campeão, e mais uma vaga da Copa Verde 2023, para o vice-campeão.

Tabela e início do Capixabão 2022

Com 15 datas, o Capixabão 2022 tem previsão de início no dia 29 de janeiro de 2022 . A tabela e o regulamento da competição serão publicados no site da FES até o dia 01 de dezembro de 2021.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Camp Nou – Barcelona, Serra

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Sub 15
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES
Gil Bernardes, Vila Velha

Estadual Sub 17
Campo do Tiradentes, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória