Com 100% de aprovação, árbitros e assistentes da FES passam por avaliações físicas verificadoras da CBF

11 de agosto de 2021

FOTO: Henrique Montovanelli/Acervo FES

Todos os árbitros e assistentes da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) que estão no quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizaram testes físicos na manhã desta quarta-feira (11), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. O índice de aprovação foi de 100%, com todos os sete árbitros e 12 assistentes aprovados nas avaliações.

Antes das atividades, o grupo passou por aferição de pressão arterial e de medidas antropométricas, de peso e percentual de gordura. Depois, no campo, os árbitros fizeram os testes de velocidade e agilidade, chamado 7x7x7, e o Yo-Yo, com 6 voltas no campo, totalizando 48 tiros de 40 metros. O teste de velocidade e agilidade para os assistentes foi o CODA, com corridas frontais e laterais, de 10 metros e 8 metros, respectivamente, e o ARIET, com corridas frontais, de 40 metros, e laterais, de 25 metros.

“Realizamos três avaliações físicas da CBF. No início do ano, a avaliação habilitadora, agora os testes complementares, que são as avaliações verificadoras, e no final do ano as avaliações mantenedoras”, explica o instrutor físico de arbitragem da FES, Luiz Carlos Salvadeu.

“Com esse índice de 100% de aprovação, nossos árbitros demonstraram a responsabilidade, a seriedade com que eles levam os treinamentos, atingindo os índices da CBF de forma tranquila. Então, todos eles estão aptos a atuarem em qualquer situação do futebol brasileiro”, emenda.

O árbitro Raphael Garcia, de 37 anos, comenta que é preciso muito treino para passar pelas avaliações: “A Federação coloca à disposição um instrutor físico que nos dá três treinos semanais, mas a gente também faz nossos treinos individuais, específicos”.

Durante as atividades, o clima foi de união e de apoio entre os colegas.

“Somos muito unidos e acho muito importante esse apoio dos companheiros, que nos incentivam mesmo até o final”, comemora a assistente Sandy Bergamaschi, de 26 anos.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória