Árbitros Capixabas se preparam para atuarem no VAR

9 de abril de 2019

Desde o mês de março três árbitros capixabas foram convocados pela CBF para participarem do IV curso de capacitação para o uso do VAR.

Em turmas separadas, o primeiro a iniciar o curso foi Fabiano Ramires. Segundo ele, o treinamento dará oportunidades de fazer o futebol capixaba crescer ainda mais. “O treinamento foi bem puxado, mas muito proveitoso. Vai permitir eliminar erros claros e incidentes graves. Num futuro breve, o VAR estará em muitos campeonatos pelo Brasil, inclusive no Espírito Santo. O futuro é a tecnologia auxiliando o futebol e o esporte”, disse Ramires.

O segundo árbitro a participar do curso foi Dyorgines Padovani, e de acordo com ele, foi montado no curso um aparato com equipamentos de “primeiro mundo” para que o grupo pudesse trabalhar com o protocolo da VAR.

“Cada turma ficou imersa em estudos intensos por nove dias. Conhecemos todos os equipamento que vamos trabalhar, tivemos aulas com as telas de vídeos e suas tecnologias, replay, aprendemos como buscar a melhor câmera, como trabalhar a comunicação do árbitro de vídeo e o árbitro que está dentro de campo, além de uma série de regras que constam no protocolo.

Os dois últimos representantes da FES que integram a turma do VAR retornarão ao Espírito Santo na próxima semana. O árbitro Vanderson Zanotti e o ex- árbitro capixaba e Coordenador da Escola de Arbitragem Gabino Rios, Marcos André Gomes, convocado para atuar como supervisor do VAR e será responsável por fiscalizar que o protocolo está sendo cumprido pela equipe.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo da Policia Civil – Jardim Carapina, Serra

Estadual Sub 17
Campo do Novo México, Vila Velha

Estadual Sub 15
Salvador Costa, Vitoria

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus