Árbitros capixabas são selecionados para curso de renovação

3 de agosto de 2017

Dois jovens árbitros da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) foram selecionados pela FES e indicados para integrar o 2º Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB), promovido pela Comissão Nacional de Arbitragem. O árbitro Luciano Andrade e o assistente Rogério Augusto Balbio de Melo participarão do treinamento que ao todo reúne 20 alunos, entre os dias 15 a 24 de agosto, no Resort Oscar Inn, em Águas de Lindóia (SP).

Comandado pelo presidente da Nacional de Arbitragem, Coronel Marcos Marinho, o projeto reúne dois jovens árbitros de cada estado considerados promissores pela comissão.

A coordenadora nacional de instrução da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol da CBF (ENAF-CBF), Ana Paula de Oliveira, que já esteve no Espírito Santo, esclarece que o objetivo do programa é incentivar talentos da arbitragem nacional,

– O PRAB é um programa que entrou em vigor no ano passado. Estamos na segunda temporada (a primeira formou duas turmas), que vai começar bem pesada, com muita disciplina. Os meninos vão ter um trabalho de choque para sentir como é um trabalho profissional, a exigência que se tem.

O programa prevê  abertura, trabalho psicológico, a importância de um pilar físico, de condicionamento, coordenação motora. E também, o clássico: avaliação teórica, vídeo-teste Regra 11 e Regra 12, as avaliações físicas, com testes complementares. Os alunos também vão trabalhar a comunicação, como é ser uma pessoa pública, aprender a como lidar com a imprensa, com as redes sociais, como se expressar, os cuidados na construção de uma personalidade de uma pessoa pública. No pilar mental, trabalhar muito o equilíbrio para lidar com o estresse e com a pressão – explicou Ana Paula.


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória