CONMEBOL – Espírito Santo será sede do Curso Futuro III FIFA‏

19 de abril de 2013

Começa nesta quarta-feira e vai até o dia 22 de abril o Curso Futuro III para Instrutores Técnicos e Instrutores de Preparação Física de arbitragem das 10 Associações Membro que compõem a CONMEBOL.

Organizado pelo Programa de Assistência à Arbitragem da FIFA e a Comissão de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol, o evento tem o apoio da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e acontece no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá e na Estação Conhecimento Vale, na Serra.

Este tipo de cursos se organiza de forma anual em sedes itinerantes. Nesta ocasião a responsabilidade de abrigar este evento no Continente Sul-Americano recaiu no Brasil, no ano da Copa das Confederações e, um pouco mais para frente, da Copa Mundial da FIFA.

O Curso para Instrutores de Preparação Física contará com 13 participantes, responsáveis da preparação física dos árbitros e árbitros assistentes em seus respectivos países, enquanto que outros 30 participantes, os máximos responsáveis da instrução e formação dos Oficiais de Jogos de Elite em suas Associações, farão parte do Curso para Instrutores Técnicos.

À frente da Organização e Direção Geral deste grande evento, estará o Responsável do Desenvolvimento da Arbitragem da FIFA, Fernando Tresaco Gracia, enquanto Oscar Julián Ruíz e Jorge Larrionda se encarregarão da Direção do Curso para Instrutores Técnicos, sendo o Curso para Instrutores de Preparação Física liderado pelo Professor de Educação Física, Alejo Pérez Leguizamón, acompanhado pelo Instrutor de Preparação Física, Cristian Rosen.

Nesta ocasião serão expostos os critérios e metodologias de análise de situações de jogo, tratando de ajudar o discernimento fundamentado e consistente dos árbitros; novas ferramentas para o ensino; fortalecimento de critérios de avaliação de Assessores de Árbitros; e, posteriormente, a teoria dará passo ao trabalho de campo onde se deverá desenvolver o que foi aprendido.

Com os Instrutores de Preparação Física, será abordado o último avanço na gestão de preparação, cuidado, conservação e seguimento do preparo físico dos árbitros, até levá-los para o nível Elite, que o esporte atualmente exige.

Para o Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Marcus Vicente, a realização do Futuro III no Estado será um marco importante.

– Será uma participação muito positiva para nossos árbitros. Fomos agraciados em ser a primeira arbitragem a receber as últimas instruções da FIFA. No quesito arbitragem saímos na frente.


Próximos jogos

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Municipal Zenor Pedrosa, Nova Venécia

Estadual Série A
Sumaré, Cachoeiro de Itapemirim

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Série A
Kleber Andrade, Cariacica

Estadual Série A
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca