FES e empresa contratada realizam vistorias em 12 estádios do futebol capixaba
Fotos: Acervo/FES
Doze estádios do futebol capixaba estão tendo suas estruturas avaliadas nesta semana. Realizadas pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), juntamente com a R. Cordeiro Engenharia Civil, empresa do Paraná-PR especializada no ramo, as inspeções começaram na segunda (21) e terminam nesta sexta-feira (25).
O “tour” tem o objetivo de verificar o estado atual das praças esportivas e instruir os clubes, por meio de um laudo técnico, sobre as necessidades de instalações ou melhorias no sistema de iluminação e na parte estrutural, que inclui gramado, acessos, arquibancada, cabines de imprensa, bares e vestiários, dentre outras áreas.
Os custos dessa consultoria são arcados pela FES e os pontos observados serão determinantes para a liberação das praças esportivas para os jogos do Capixabão 2025.
Para essa competição, por exemplo, a FES não vai aceitar estádios que não tenham sistema de iluminação de refletores. O objetivo com essa restrição é ter mais alternativas para evitar a realização de jogos em horários com forte incidência de calor, preservando a saúde dos atletas, e em horários não atrativos para o público, aumentando a visibilidade do campeonato, que terá todas as partidas transmitidas pela TVE Espírito Santo.
Apenas estádios com capacidade mínima de 2 mil pessoas estão sendo vistoriados. A inspeção já visitou Olimpio Perim (Venda Nova do Imigrante), Emilio Nemer (Castelo), Sumaré (Cachoeiro de Itapemirim), Justiniano de Melo e Silva (Colatina), Zenor Pedrosa (Nova Venécia), José Olímpio da Rocha (Águia Branca) e Joaquim Alves de Souza (Barra de São Francisco). E vai vistoriar, entre esta quinta (24) e sexta-feira (25), os estádios João Soares de Moura Filho (Pinheiros), Conilon (Jaguaré), Robertão (Serra), Engenheiro Araripe (Cariacica) e Salvador Costa (Vitória).
“A federação visa, com essas vistorias técnicas, apresentar um laudo técnico estrutural, para ver as questões estruturais dos estádios, como vestiários, banheiros e arquibancadas, além do laudo luminotécnico, que é um laudo específico para medir a capacidade de iluminação. Então vão ser apresentados esses dois laudos para as equipes, visando melhorias. É um estudo para estar melhorando cada dia mais os nossos estádios. Os clubes já foram comunicados, desde a metade deste ano, que somente serão aceitas indicações, para a nossa Série A, de estádios que possuam iluminação artificial adequada para realização de uma partida profissional. E agora a gente está atestando se os estádios têm capacidade ou não de atender as exigências da federação”, explica o presidente da FES, Gustavo Vieira.