Primeira edição do Campeonato Capixaba Feminino Sub-17 começa neste sábado (19)
Foto: Divulgação/MDE
Primeira competição oficial de base da história do futebol feminino do Espírito Santo, o Campeonato Capixaba Feminino Sub-17 começa neste fim de semana. São cinco times na disputa pelo título histórico.
O pontapé inicial fica por conta de Harpia FC e MDE, neste sábado (19), às 15h, no estádio Sernamby, em São Mateus. No domingo (20), é a vez de Vila Nova e Vilavelhense, às 15h, no estádio Arlindo Villaschi, em Viana. O FC Estadual folga nesta 1ª rodada. Todas as partidas têm entrada gratuita.
Nesta primeira fase do campeonato, todas as equipes se enfrentam, em turno único, e as quatro melhores avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Já o título será decidido em final única, em local a ser definido pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), organizadora da competição.
O Campeonato Capixaba Feminino Sub-17 é custeado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do Programa CBF Transforma, que busca fomentar o futebol feminino pelo país. A instituição máxima do futebol brasileiro arca com despesas de taxas de arbitragem e de distribuição de bolas para as equipes, e isentou os clubes do pagamento das taxas de inscrição das atletas.
A competição também era um desejo da FES, que já em 2023 permitiu a participação de meninas em competições de base, após a CBF regulamentar o futebol misto no Brasil.
“A gente começou, no ano passado, permitindo a participação de meninas nos nossos campeonatos de base, até a categoria sub-17. A Liz Valderde, uma atleta do Porto Vitória (que disputou o Estadual Sub-13), foi para o Corinthians. Agora teremos o Estadual Sub-17 Feminino, até então inédito no Espírito Santo. A intenção é de fato incentivar a formação de base dessas atletas”, explica o presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.
Campeonato Capixaba Feminino Sub-17 – 1ª Rodada
– Harpia FC x MDE (19/10, 15h, Sernamby, São Mateus)
– Vila Nova x Vilavelhense (20/10, 15h, Arlindo Villaschi, Viana)