Estadual Feminino 2021 começa no fim de semana, igualando recorde de número de participantes
Foto: Alberto Borém
A disputa do Campeonato Estadual Feminino 2021 começa no próximo fim de semana. Será a 11ª edição da competição, que não aconteceu no ano passado em virtude da pandemia da Covid-19.
Divididos em dois grupos na primeira fase, dez times brigam pela vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino A3 de 2022. É o maior número de participantes desde a primeira edição de 2010, que também contou com dez equipes.
Hexacampeão, o Vila Nova busca seu sétimo título e o sexto consecutivo. Em 2019, o time superou o Prosperidade na final, com vitória por 2 a 0 e empate em 1 a 1.
Técnico e presidente do Vila Nova, Luciano Tadino comemora a volta do Estadual Feminino e elogia a contribuição da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), que vai arcar com os custos de taxas de arbitragem e fornecimento de bolas da competição, através do Termo de Fomento Nº 90546 firmado com o Ministério da cidadania por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, graças a destinação de Emenda da Deputada Federal Norma Ayub, além do custeio de testes de Covid-19.
“É muito importante esse retorno do Estadual. A gente via o olhar das meninas nos treinos, sentindo falta de competição. Por mais que a gente estivesse participando de torneios e amistosos, é diferente de uma competição de Federação, que vale vaga para Brasileiro. O apoio da Federação é importante, o presidente Gustavo (Vieira) vem buscando sempre oportunidades lá fora para a gente, de estar mostrando nosso trabalho, e recursos para que possamos conseguir competir sem pagamento de taxas de arbitragem”, lembra Luciano.
Diferentemente do Vila Nova, todos os demais clubes vão em busca da conquista inédita, assim como o Prosperidade, que bateu na trave na última disputa.
“A gente fez poucas mudanças em relação ao time de 2019, priorizou a base e continua muito com esse grupo unido, que vem juntos há vários anos. A gente sempre pensa em títulos, mas todos os clubes também estão na mesma fase que a gente, se preparando bastante. Então, o pensamento é chegar o mais longe possível e, quem sabe, conquistar esse título”, afirma o presidente do Prosperidade, Douglas Marin.
Vila Nova, na Chave A, e AE Capixaba, na Chave B, folgam na primeira rodada, que terá os seguintes jogos:
CHAVE A
24/10: São Geraldo x União EC (15h, campo do São Geraldo, Serra)
24/10: Meninas do ES x Aster Brasil (campo Vista da Serra 1, Serra)
CHAVE B
23/10: Vilavelhense x Prosperidade (15h, campo do APOFES, Vila Velha)
24/10: Coronel Borges x Serra (15h, campo do Borjão, Cachoeiro de Itapemirim)