FES se reúne com clubes da Série A e retorno do Capixabão será dia 25 de novembro

13 de agosto de 2020

A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), através do Presidente Gustavo Vieira e os representantes dos oito clubes disputantes do Campeonato Estadual Série A 2020, estiveram reunidos de forma virtual, na tarde desta quinta-feira (13), em sistema de videoconferência, para debater os assuntos referentes ao retorno das atividades do campeonato, após a publicação da Portaria Nº 159-R da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que autoriza o retorno dos treinamentos dos clubes e a realização dos jogos de futebol nas Séries A e B do Capixabão, a partir do dia 26 de setembro.

Ficou definido através de votação que o retorno da competição será no dia 25 de novembro, com jogos realizados sempre às quartas-feiras, e que a partida final ocorrerá no dia 30 de dezembro.
Para dar prosseguimento à competição, uma nova janela de inscrição será aberta para a sua conclusão. Assim, novos atletas poderão ser inscritos e registrados para, sendo que seus nomes deverão constar no sistema BID / CBF, até no último dia que antecede a primeira partida da fase quartas de finais do campeonato.

Visando a mitigação de casos e a segurança dos profissionais, a FES vai custear dois testes Covid com até 30 kits para todas as equipes disputantes e a arbitragem capixaba, exceto para o Vitória e Real Noroeste que já serão contemplados com testes pela Série D.

Considerando a não realização, excepcionalmente em 2020 da Copa Espírito Santo, devido a pandemia COVID 19, vagas para as competições CBF – Copa Verde 2021, e também do Campeonato Brasileiro Série D 2021, serão destinadas ao vice-Campeão Estadual do Campeonato Estadual da Série A de 2020.
Os clubes participantes, ficam excepcionalmente desobrigados, neste ano, de participarem do Campeonato Estadual SUB 20.

Entenda

A Portaria n° 159-R, que autoriza o retorno das atividades do futebol, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11), pelo Governo do Estado e com isto os times capixabas que disputam a séries A e B do Campeonato Capixaba foram liberados para voltar suas atividades a partir do dia 26 de setembro.
A medida beneficiará os times da primeira divisão – Rio Branco de Venda Nova, Desportiva Ferroviária, Rio Branco Atlético Clube, Serra, Estrela do Norte e São Mateus. Além dos clubes que disputam a segunda divisão – Pinheiros, Vilavelhense, Esse, Capixaba e Sport-ES.
Vitória e Real Noroeste, que também estão na Série A, já estavam liberados para treinar, pois tem compromissos agendados pela Série D do Campeonato Brasileiro, em setembro.

Portaria Nº 159-R
A Portaria publicada nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Espírito Santo, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, determina que todas as atividades serão liberadas sem a presença de público e que os clubes atendam rigorosamente o Guia Médico de Sugestões Protetivas Para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro, feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estiva, Serra

Estadual Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
José Olimpio da Rocha, Aguia Branca

Estadual Sub 20 - Quartas de Final
Estádio do Ipiranga, Afonso Claudio

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 17
Campo do Caxias, Vitória