Com 16 times e vagas para competições nacionais, Estadual Sub-20 tem fórmula de disputa definida

2 de fevereiro de 2024

Valendo vagas para duas competições nacionais, o Estadual Sub-20 2024 teve a fórmula de disputa definida na tarde desta sexta-feira (02), em arbitral que reuniu representantes dos times e da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Dezesseis clubes vão participar do principal campeonato da categoria no Estado.

Duas fórmulas de disputa foram apresentadas, por Jaguaré e Vilavelhense, no arbitral. Após votação entre os times presentes, a maioria (oito contra sete) decidiu pela proposta do Jaguaré.

Na primeira fase, serão quatro chaves com quatro times, que se enfrentam entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta assim como as semifinais e finais.

O primeiro critério para formação dos grupos foi o geográfico, como determinado na proposta vencedora. O segundo critério foi sorteio, usado para definir qual time da região Norte iria para a Chave B, composta por equipes da região Centro, e o sorteado foi o Jaguaré. Outro sorteio foi realizado, entre clubes do Centro, para complemento da Chave B e formação da Chave C. Além disso, o Vilavelhense se prontificou a ir para o grupo da região Sul, evitando assim outro sorteio.

Após isso, a Chave A ficou composta por CTE Colatina, Real Noroeste, São Mateus e Nova Venécia. Na Chave B, estão Jaguaré, SC Brasil Capixaba, Serra e Vitória. A Chave C tem Desportiva Ferroviária, GEL, Porto Vitória e Rio Branco AC. E a Chave D conta com Estrela do Norte, Forte FC, Rio Branco FC e Vilavelhense.

Os dois finalistas se classificam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem. Além disso, o campeão também garante vaga para mais uma competição nacional de 2025, a Copa do Brasil Sub-20.

A previsão é que bola role no dia 24 de fevereiro. A tabela completa e o regulamento serão publicados no site da FES até a próxima quarta-feira (07).

O Estadual Sub-20 deste ano será contemplado por Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), no valor de R$ 150 mil, para pagamento de arbitragem, quadro móvel e material esportivo, reduzindo assim os custos para os clubes participantes.

Estadual Sub-20 – 1ª Fase

CHAVE A: CTE Colatina, Real Noroeste, São Mateus e Nova Venécia.

CHAVE B: Jaguaré, SC Brasil Capixaba, Serra e Vitória.

CHAVE C: Desportiva Ferroviária, GEL, Porto Vitória e Rio Branco AC.

CHAVE D: Estrela do Norte, Forte FC, Rio Branco FC e Vilavelhense.

 


Próximos jogos

Copa ES Sub 17
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 17
CT Solvive, Vila Velha

Copa ES Sub 20
Camp Nou – Barcelona, Serra

Copa ES Sub 15
Campo do Caxias, Vitória

Copa ES Sub 15
CT Solvive, Vila Velha

Copa ES Sub 15
Conilon, Jaguaré

Copa ES Sub 17
Conilon, Jaguaré

Copa ES Sub 20
Estiva, Serra