Novo presidente da FES toma posse nesta segunda-feira (27)

24 de abril de 2015

O administrador Gustavo Vieira toma posse como presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) nesta segunda-feira (27). A cerimônia de transferência de cargo, restrita para ligas e clubes filiados, será realizada no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Gustavo inicia um mandato de quatro anos e sucede Marcus Vicente, que assumiu no último dia 16 de abril a vice-presidência da CBF.

O novo presidente tem em seu currículo experiência acadêmica e profissional na área esportiva. É administrador de empresas, pós- graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Possui o mestrado FIFA Master – o mais renomado em gestão esportiva do mundo, realizado nas universidades européias de Leicester – Inglaterra, SDA Bocconi – Itália e Neuchatel – Suiça.

Além disso, trabalhou no Departamento de Competições e de Transferência Internacional de jogadores na Federação Argentina de Futebol (AFA); na Confederação Brasileira de Voleibol, onde foi responsável pela implementação do sistema de gestão da qualidade e certificação ISO 9001.2000; e foi Secretário Executivo da Confederação Sul Americana de Voleibol.

Gustavo Vieira iniciou suas atividades na FES em 2008, quando foi Vice Presidente de Relações Institucionais e Marketing, e entre 2009 e 2015 atuou como Diretor Executivo. Ele tem 40 anos, é casado e pai de um filho.

Atuação na FES

No período que esteve à frente da diretoria executiva da Federação de Futebol, Vieira foi o gestor de projetos como a operação COPA 2014 – quando o estado recebeu as Delegações de Austrália e Camarões e foi responsável pela elaboração e execução dos projetos de Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte, o que levou a federação capixaba ao posto de única no Brasil a ter um projeto aprovado pelo Ministério.

Ainda na gestão de Marcus Vicente, ele coordenou os períodos de treinamento da Seleção Brasileira SUB 20 no Estado nos anos 2013 e 2014, e neste ano da Seleção Olímpica, incluindo a partida internacional contra a seleção Paraguaia.

Neste período que esteve na diretoria executiva, geriu as edições da Copa Nacional Sub 17, de 2008 a 2014, uma das principais competições do calendário nacional da categoria.


Próximos jogos

Copa ES
Manoel de Araújo Oliveira, Vila Velha

Copa ES
Virgílio Grassi, Rio Bananal

Estadual Sub 17
CT da Coruja Azul, Linhares

Estadual Sub 15
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Sernamby, São Mateus

Estadual Sub 17
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 20 - Semifinal

Copa ES
Salvador Costa, Vitoria