Porto Vitória comemora primeiro título do Campeonato Capixaba Sub-20

27 de maio de 2024

Fotos: Henrique Montovanelli/FES

Depois de bater na trave nos últimos dois anos, o Porto Vitória soltou o grito de campeão do Campeonato Capixaba Sub-20. O clube alviverde conquistou o primeiro título da sua história na competição, ao superar o Rio Branco SAF pelo placar agregado de 5 a 3.

O jogo de volta da final foi um verdadeiro espetáculo com entrada gratuita na cidade de Ibiraçu, no último sábado (25). O estádio Marcos Jose Campagnaro recebeu bom público, que viu as equipes empatarem em 3 a 3. O jogão também foi transmitido pela TVE Espírito Santo.

Como já tinha vencido o jogo de ida por 2 a 0, o Porto ficou com a taça e com a vaga para disputar, pela primeira vez, a Copa do Brasil Sub-20 no ano que vem. Os dois times finalistas já estavam garantidos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025.

“A emoção é grande porque demonstra que nosso trabalho está fluindo. Nos últimos dois anos a gente bateu na trave. Tem que dar os méritos à comissão técnica e elogiar também essa final. O Rio Branco dificultou bastante para a gente e foi num campo bom. Agora temos que traçar, junto à comissão técnica e a diretoria, as metas que a gente quer alcançar. Acho que temos que investir muito na categoria porque são duas competições importantes (Copa do Brasil Sub-20 e Copinha), que se você quiser colher frutos, tem que mostrar os melhores atletas”, analisou o supervisor de futebol do clube, Silvério Santos.

Apesar do resultado, o CEO do Rio Branco SAF, Renato Antunes, avaliou como positiva a primeira campanha do clube no Estadual Sub-20 como SAF: “A gente está muito feliz de ter conseguido o principal o objetivo, que era chegar na Copa São Paulo. Foi um trabalho muito rápido de construção, de formação de elenco. E chegar numa final, com a vaga garantida, com um jogo da qualidade que a gente viu hoje, a gente fica muito feliz e entusiasmado para trabalhar e alcançar nossos objetivos de crescer o Rio Branco e as categorias de base, que vai sustentar nosso trabalho a longo prazo. Vários desses jogadores já vão se apresentar no profissional, compondo nosso elenco.”

Foi eletrizante a partida em Ibiraçu. O Porto saiu na frente com Douglas, de cabeça, logo aos cinco minutos de jogo. Mas o time capa-preta virou em sete minutos, com Bruno Fraboni e Davi. A equipe alviverde empatou com Natã, aos 17 minutos do segundo tempo, mas ficou novamente atrás do placar aos 25, quando Matheus Dias fez o terceiro para o Rio Branco SAF. Davis, porém, freou a reação capa-preta e fechou o placar, aos 33 da etapa final.

Organizado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), o Estadual Sub-20 deste ano recebeu recursos de Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), no valor de R$ 150 mil, para pagamento de arbitragem, quadro móvel e material esportivo.

Campeonato Capixaba Sub-20 – Final

– Volta: Porto Vitória 3 x 3 Rio Branco SAF (25/05, Marcos Jose Campagnaro, Ibiraçu)

– Ida: Rio Branco SAF 0 x 2 Porto Vitória (18/05, Gil Bernardes, Vila Velha)

 

 

 


Próximos jogos

Estadual Sub 17 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Sub 13
Engenheiro Araripe, Cariacica

Estadual Sub 15 - Quartas de Final
CT Solvive, Vila Velha

Estadual Sub 15 - Quartas de Final
Campo do Caxias, Vitória

Estadual Feminino
Olimpio Perim, Venda Nova do Imigrante

Estadual Feminino
Sernamby, São Mateus

Estadual Feminino
Campo do A.A. Aliança - B. Aeroporto, Guarapari

Estadual Sub 11
Engenheiro Araripe, Cariacica